Algodão

Professores da UFLA apresentam, em Uberlândia (MG), técnicas de produção de algodão a representantes de países africanos

Escrito por DCOM | Publicado: Terça, 10 Março 2020 16:53 | Última Atualização: Quinta, 29 Julho 2021 17:27
professor da UFLA ministrando palestra
Fotos: Divulgação

Durante o encontro do comitê do Projeto Regional de Fortalecimento do Setor Algodoeiro na Bacia do Lago Victoria (Cotton Victoria), realizado nessa segunda-feira (9/3) em Uberlândia (MG), os professores do Departamento de Agricultura (DAG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Antônio Carlos Fraga e Heloisa Oliveira dos Santos ministraram palestras para representantes do Burundi, Quênia e Tanzânia integrantes do projeto de cooperação técnica.Heloisa palestra

O Cotton Victoria é desenvolvido desde 2016 pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a UFLA  e com os governos dos  três países africanos, e conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). O objetivo do projeto  é aumentar a quantidade e a qualidade do algodão produzido, por meio da ampliação da capacidade técnica de instituições, recursos humanos e tecnologias avançadas para a produção do algodão nesses países, com base em técnicas exitosas brasileiras, respeitando as particularidades locais. O projeto também visa prestar serviço de extensão rural direta às comunidades de agricultores envolvidas e providenciar, em parceria com os interlocutores locais do setor, avaliação da sustentabilidade econômica da empreitada e da cadeia produtiva do algodão em cada país parceiro.

A vinda da delegação africana faz parte da programação da 4ª Reunião do Comitê Gestor do projeto, que deverá discutir ainda esta semana os avanços do projeto em cada país até o momento, além de elaborar o Plano de Trabalho 2020-2021.

*Com informações da Agência Brasileira de Cooperação

Assunto(s): Cotton Victoria , algodão , DAG