ufla na mídia

Bom dia Minas e EPTV noticiam produção de máscaras de acrílico pela UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 01 Abril 2020 11:24 | Última Atualização: Sexta, 30 Julho 2021 15:38
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Jornal da EPTV (31/3, 2ª edição) e o Bom dia Minas (1/4) noticiaram a produção de máscaras de proteção individual pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Centro Universitário de Lavras (Unilavras). Essas instituições se uniram em uma rede de solidariedade para produzir as máscaras de acrílico, do tipo “face shield”, que serão doadas aos profissionais da saúde que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em atuação direta com pacientes com sintomas relacionados à Covid-19.

O processo começa com a confecção dos suportes de fixação das máscaras que são impressos em impressoras 3D, em um material termoplástico conhecido como PLA. Cada conjunto de máscara gasta cerca de 15 metros de filamento e demora cerca de três horas para ser impresso.

Em outro equipamento, as placas de acrílico de 0,75 milímetros que serão usadas para as viseiras são cortadas a laser, em um procedimento simples e rápido, feito por meio de um comando de número computadorizado (CNC).