ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

Modelo das máscaras produzidas na UFLA foi aperfeiçoado – primeiras unidades já foram entregues

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 17 Abril 2020 16:20 | Última Atualização: Sexta, 30 Julho 2021 15:54
Gentileza solicitar descrição da imagem
Modelo todo em acrílico, em produção atualmente na UFLA

Nessa quinta-feira (16/4), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) disponibilizou ao município mais um lote com 126 máscaras de acrílico (tipo “face shield”), parte delas já confeccionadas em novo modelo. Após as primeiras etapas de produção, a equipe de profissionais envolvida na força-tarefa aperfeiçoou o processo, com o objetivo de deixá-lo mais ágil e de gerar máscaras mais leves e confortáveis. A previsão é de que o próximo lote venha também com outras melhorias.

Pelo novo procedimento, as máscaras estão sendo feitas apenas em acrílico, com corte a laser, sem a necessidade da utilização de impressora 3D. Dessa forma, haverá capacidade de produção de 120 unidades por dia, tornando possível atender melhor às várias demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), para proteção dos profissionais que estarão em atuação durante a pandemia de Covid-19. Todas as alterações foram feitas de forma que o equipamento de proteção individual continue atendendo às especificações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A meta é agora produzir cerca de 1200 máscaras, para distribuição a médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal em atuação na saúde pública de Lavras. Há também demanda de municípios vizinhos pelas doações. A produção de máscaras na UFLA é organizada pelo Gabinete da Reitoria e conduzida pelos departamentos de Ciências Exatas (DEX), Física (DFI), Saúde (DSA) e Engenharia (ABI), mobilizando os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. Cerca de 20 pessoas, entre servidores e estudantes, têm trabalhado ininterruptamente no projeto.

Nessa quinta (16/4), foi repassado ao município mais um lote de máscaras produzidas na UFLA

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lavras e de empresas privadas, que forneceram as placas de acrílico para compor as máscaras.

Os equipamentos de proteção repassados nessa quinta ao município foram entregues durante reunião do Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), instituído pela Prefeitura de Lavras.