saúde

UFLA lança serviço de atendimento on-line e gratuito para o enfrentamento à Covid19

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 04 Mai 2020 10:35 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 12:01
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nesta segunda-feira (4/5), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresenta à comunidade lavrense mais uma ação para o enfrentamento à Covid-19: o TeleCovid-19, uma plataforma para orientação e consulta on-line.

A plataforma conta com o trabalho de médicos, enfermeiros e farmacêuticos da Coordenadoria de Saúde e do Departamento de Ciências da Saúde (DSA/UFLA) que estarão disponíveis para atendimento on-line das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Está prevista ainda a assinatura do Termo de Cooperação Mútua para agregar à plataforma a equipe médica da Unimed Lavras e da Prefeitura Municipal de Lavras.

Para utilizer o serviço basta acessar o endereço: www.causascomuns.com.br/telecovid, preencher um formulário com algumas informações básicas, concordar com o Termo de Responsabilidade e Uso e agendar o atendimento. Os profissionais de saúde prestam o teleatendimento observando a autorização prevista pelo Ofício do Conselho Federal de Medicina nº 1.756/2020 e pela Portaria nº 467/2020 do Ministério da Saúde.

WhatsApp Image 2020 05 03 at 23.52.00O TeleCovid-19, desenvolvido de forma integrada com a Plataforma Conectando Causas Comuns, permite uma avaliação inicial de pessoas que apresentam suspeita de infecção pelo coronavírus, sem precisar sair de casa, mantendo assim o distanciamento social.

A professora da UFLA Joziana Barçante, que preside os dois comitês referentes ao enfrentamento à Covid-19, explica a importância da telessaúde nesse momento. “Garantimos que as pessoas recebam um atendimento adequado sem serem expostas, mantendo o distanciamento social, além de evitar a sobrecarga desnecessária do sistema de saúde. Contudo, em caso de urgência e emergência a recomendação é de procurar o serviço de saúde de forma presencial”, afirma a professora. Além disso, para a coordenadora de saúde da UFLA, Kátia Poles, por meio da plataforma TeleCovid-19, a universidade amplia seu espectro de atuação e se aproxima da população que precisa ser atendida, cumprindo, assim, o seu papel social.

A Secretaria de Saúde de Lavras também continua trabalhando no enfrentamento à pandemia da Covid-19, com o auxílio de diversas parcerias. "Isso é mais do que uma plataforma de consulta, é mais uma forte maneira de combater essa epidemia, junto com o distanciamento social e as máscaras vamos nos unindo e nos preparando para o combate" destaca o prefeito de Lavras, José Cherem. “O TeleCovid-19 vem aprimorar e reforçar as ações de prevenção e  combate à Covid-19”, complementa a secretária de saúde Márcia Guedes.

Em caso de dúvidas entrar em contato via chat ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Causas Comuns

Aproximar, por meio da tecnologia, pessoas que precisam de ajuda àquelas dispostas a ajudar, esse é o objetivo da plataforma “Causas Comuns”. A plataforma funciona de uma maneira simples: quem deseja doar produtos e serviços a pessoas em vulnerabilidade social, alimentar e sanitária, derivadas da pandemia de Covid-19 se cadastra na aba “Estou disposto a Ajudar”; já quem necessita de ajuda para si ou para outra pessoa clica em “Preciso de Ajuda”.