Sistema desenvolvido pela ProcEQ Jr. reduz em até 50% o consumo de água na lavagem do café
A ProcEQ Jr. Consultoria e Soluções em Engenharia Química, empresa júnior da Universidade Federal de Lavras (UFLA), desenvolveu um sistema de reaproveitamento da água de lavagem do café que possibilita uma redução de até 50% no consumo diário das propriedades produtoras. A economia, no período de alta operação, em uma fazenda de aproximadamente 6.400 hectares - porte da propriedade para a qual o sistema foi inicialmente projetado - pode chegar a 60 mil litros de água por dia, quantidade suficiente para suprir as necessidades de 20 mil brasileiros.
O professor e orientador da ProcEQ Jr., Irineu Petri Júnior, esclarece os benefícios para a produção proporcionados pelo sistema. “A água de lavagem é muito importante no processamento dos cafés especiais. Porém, seu descarte ou reutilização como água de irrigação são problemáticos, visto que produzem mau cheiro, gerado por reações bioquímicas, que pode afetar até a própria qualidade do café”.
A implantação do sistema pode ser realizada tanto em pequenas quanto em grandes propriedades. A relação custo/benefício é considerada positiva para o cliente, já que a tecnologia torna a produção mais sustentável, além de melhorar a qualidade do café do produtor. O projeto tem rápido retorno e um investimento de baixo custo.
O sistema
O sistema funciona com base em três caixas de decantação ou flotação, utilizadas para a separação de cascas e outros resíduos presentes na água de lavagem do café, além de duas peneiras de filtro, para purificar ainda mais a água no final do processo. Todos os componentes podem ser construídos na própria propriedade.
Os produtos resultantes possuem alta capacidade de reutilização. A água purificada pode ser utilizada não só para novas lavagens de café, como também em técnicas de produção como a fertirrigação, que consiste na aplicação de fertilizantes via água de irrigação, para acelerar o ciclo dos nutrientes. Os resíduos também podem ser aproveitados, para fins de compostagem, por exemplo.
ProcEQ Jr.
A ProcEQ Jr. é formada por estudantes do curso de Engenharia Química da UFLA. Além do orientador, outros professores de departamento de Engenharia Química e de diferentes departamentos da UFLA colaboraram com o desenvolvimento do sistema.
O reaproveitamento da água e o tratamento de efluentes, relacionado especialmente ao agronegócio, é um importante nicho de atuação da empresa júnior. A ProcEQ Jr. também trabalha com projetos nas áreas de gestão ambiental e de soluções industriais.