Distanciamento Social

Aplicativo aproxima quem precisa de ajuda de quem pode ajudar durante o distanciamento social

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Sexta, 12 Junho 2020 11:49 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 17:13
Professor Gabriel Pessanha (Unifal) integra grupo de pesquisadores que desenvolveu o aplicativo
Crédito da imagem: arquivo pessoal professor Gabriel Pessanha (Unifal)

O aplicativo Sharing4Hope aproxima doadores (#queroajudar) e beneficiados (#precisodeajuda) durante o período de distanciamento social. Ele permite que usuários entrem em contato para fornecer ou procurar bens e serviços, como álcool, luvas, máscaras, alimentos, ou até mesmo ajuda para ir ao supermercado.

A ferramenta é uma iniciativa da Universidade Federal de Alfenas (Unifal/ICSA), em parceria com a Universidade de Lancaster/ Inglaterra, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Faculdade Pitágoras. Pode-se fazer o download do aplicativo de forma gratuita na Google Play, e em breve na Apple StoreCaptura da tela de cadastro do aplicativo

O professor Rafael Serapilha Durelli, do Departamento de Ciência da Computação da UFLA, fez parte do projeto orientando a equipe responsável pela Tecnologia Flutter, utilizada no aplicativo. “A principal ideia é permitir que as pessoas entrem em contato para fornecer e procurar bens e serviços. Por exemplo, um usuário pode oferecer passeio com um cãozinho de um idoso que se encontra no grupo de risco. Outro exemplo, pode-se também doar livro, alimento, entre outros”, explica o professor.

É válido destacar que a ferramenta tem um processo de cadastro que é validado por diferentes meios, como endereço, identidade, mídias sociais, e-mail e foto de identificação, com o objetivo de zelar pela segurança dos usuários.

Há previsão do aplicativo também ser lançado na Inglaterra, na Alemanha e no Oriente Médio. Além do Português, ele já está disponível no Inglês e Espanhol.

Texto: Greicielle dos Santos - bolsista - Dcom

Com informação da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG