Ir direto para menu de acessibilidade.
EVENTO

Primeiro painel da Expocafé tratou dos “Avanços em Cultivares de Café”

Escrito por DCOM | Publicado: Quarta, 15 Julho 2020 18:08 | Última Atualização: Quarta, 15 Julho 2020 18:09 | Acessos: 216
Gentileza solicitar descrição da imagem

O painel “Avanços em Cultivares de Café” foi o primeiro da Expocafé 2020 e foi realizado ao vivo na noite dessa terça-feira (14/7).  As palestras foram mediadas pelo professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Antônio Nazareno. Houve a participação de pesquisadores da Epamig, da Fundação Procafé, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). As apresentações focaram nas características das principais variedades desenvolvidas pelas instituições com destaque para aspectos como produtividade, qualidade da bebida, resistência a doenças e pragas, vigor vegetativo, adaptabilidade às condições regionais, dentre outros.

As atividades foram acompanhadas por cerca de 350 participantes. Outros três painéis temáticos serão realizados. Nesta quarta-feira (15), às 18h, o tema será cafeicultura orgânica e agroecológica. Na quinta-feira, 16, vão ocorrer dois painéis sobre avanços na pós-colheita, às 18h, o foco será fermentação, já às 20h, o assunto será secagem. A participação nos painéis é gratuita, mediante inscrição no site.  Posteriormente, os conteúdos das palestras serão disponibilizados e ficaram acessíveis até 31 de julho.

A programação técnica da Expocafé conta ainda com as dinâmicas de máquinas, que estarão disponíveis a partir desta quarta-feira (15). O conteúdo das 14 estações para a demonstração de tecnologias, práticas e equipamentos em campo, será disponibilizado em parceria com a Rede Social do Café/ Peabirus. O acesso às dinâmicas online também se dará mediante inscrições.

Outro destaque são os vídeos de dicas do pesquisador que podem ser assistidos no espaço Café Play. Os conteúdos, que vão além dos cuidados com a lavoura, trazem temas como benefícios de plantas medicinais, cultivo de hortaliças não convencionais em pequenos espaços, escolha de azeites e preparo de um bom café.

Máquinas e implementos

Nos 35 estandes virtuais disponíveis na plataforma, pelo menu Feira, até o dia 14 de agosto, são apresentados produtos e soluções para a lavoura. Dentre as novidades estão: o Compostador JC 4000, apresentado pelo Grupo Allmac, projetado para acelerar o processo de decomposição de resíduos orgânicos; a recolhedora de café Gafanhoto RT, da AWZ Máquinas, desenvolvida para trabalhar em lavouras com declive acentuado de até 35%; a roçadeira 226K, da empresa Husqvarna, planejada para a colheita do café; dentre outras atrações em equipamentos e insumos.

Organizadora do evento, a EPAMIG apresenta em seu estande virtual produtos Gourmet, publicações e insumos qualificados. Além de uma série de cafés varietais da safra 2020 produzida, especialmente, para a comercialização durante o evento.

Texto: Assessoria de Comunicação da Epamig

 

A Expocafé é realizada pela EPAMIG e pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), UFLA, Emater-MG e Consórcio de Pesquisa Café.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.