Estudo Remoto Emergencial

UFLA oferece formação sobre Ensino Remoto Emergencial a profissionais da Rede Municipal de Educação de Lavras

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 21 Julho 2020 08:00 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 12:17
Gentileza solicitar descrição da imagem

Entre os dias 16 e 31/7, ocorre a "Semana de Formação 1 – Estudo Remoto Emergencial: Possibilidades e Desafios”, aberta às equipes de gestão e professores da Rede Municipal de Ensino do município de Lavras (MG). O programa faz parte do acordo de cooperação técnica firmado entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Prefeitura de Lavras, por meio de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, e tem objetivo de apoiar ações de desenvolvimento e implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na rede municipal de ensino.

A Semana de Formação 1 é transmitida pelo canal UFLA DIRED no YouTube. Gratuito aos profissionais da Educação de Lavras, o curso tem carga horária de 20 horas, e conta com oficinas, atividades práticas e certificado de conclusão. As inscrições podem ser feitas pelo www.sig.ufla.br até o dia 21/7.

O programa é desenvolvido pela equipe da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade/Prograd/UFLA) com os recursos disponíveis na Coordenadoria Geral de Educação a Distância (CEAD). A iniciativa busca a realização de ações de formação continuada da equipe pedagógica e de professores da rede municipal para que desenvolvam estratégias para planejamento e execução do ERE na Educação Básica a partir do uso de ferramentas, recursos e ambientes virtuais de aprendizagem, enquanto forem necessárias medidas de distanciamento para combate à pandemia do COVID-19.

A diretora do Dade, professora Francine de Paulo Martins, relatou que desde o início das atividades, mais de 500 professores tem acompanhado as ações em tempo real, com o aumento de acessos e visualizações às lives ao longo do dia. “A ação tem tido boa recepção por parte dos docentes da Rede Municipal de Educação, os quais vem interagindo e mostrando compromisso com a ação”, acrescenta.

Confira a programação:

16/7 - Live de abertura sobre o Ensino Remoto Emergencial

17/7 - Roda de Conversa On-line

17-7 - Aulas online sobre Repositórios Educacionais Digitais e Curadoria de Recursos

20/7 - Planejar: significado, pertinência e relevância em tempos de Ensino Remoto Emergencial

21/7 - Google Meet e Ferramentas GSuite for Education

22/7 - Criando tutoriais e Gravando Podcast e vídeos no Loom