COMBATE AO CORONAVÍRUS

UFLA entrega 15 kits com máscaras de mergulho adaptadas a instituições hospitalares de Lavras

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Quinta, 13 Agosto 2020 17:04 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 11:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foram entregues a unidades de saúde de Lavras, na tarde dessa quinta-feira (13/8), 15 kits contendo máscaras de mergulho que foram adaptadas para serem utilizadas em respiradores. A iniciativa, que faz parte das ações de enfrentamento à Covid-19, partiu da parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Prefeitura Municipal e Unimed (Lavras). As Instituições hospitalares Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Santa Casa de Misericórdia e Hospital Vaz Monteiro receberam, ao total, cinco kits cada uma. De acordo com o professor do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) Hélio Haddad Filho “novos kits poderão ser produzidos, de acordo com a demanda e necessidade dos hospitais, uma vez que, por serem materiais esterilizáveis e não descartáveis, têm uma durabilidade maior”.

O projeto para adaptação das máscaras foi idealizado pela Empresa Júnior de Engenharia Mecânica Torque Jr, com o auxílio do coordenador do curso de Engenharia Física, professor Jefferson Esquina Tsuchida, do Departamento de Física (DFI). O equipamento beneficiará os profissionais da saúde, que estão atuando na linha de frente ao combate da pandemia de Covid-19, assim como os pacientes infectados.

As ações tomadas pela Universidade buscam trazer soluções e respostas práticas para as demandas atuais da sociedade. “A UFLA é uma instituição que se destaca hoje não só no quesito de pesquisa e ensino, mas também na responsabilidade que assume perante a comunidade. A parceira entre departamentos potencializa os resultados e beneficia a população nesse período crítico de pandemia”, ressaltou Hélio.

Participaram da entrega Professor Jefferson Esquina Tsuchida (DFI), professor Hélio Haddad Filho (DSA) e os estudantes de graduação da Torque Jr: Murilo da Silva Carrara e Vitor Luchetta Parra.

Leia o texto sobre as máscaras de mergulho adaptadas e entenda como funcionam

Texto: Caroline Batista – Bolsista Comunicação / UFLA