AVANÇA CAFÉ

CoffeeThon marca início das ações do Avança Café 2.0

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 02 Setembro 2020 17:30 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 11:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

O InovaHub UFLA, juntamente com o TecnoPARQ da UFV, iniciaram as ações do Avança Café 2.0 (2020). Em um novo formato, agora totalmente on-line, o programa de pré-aceleração de startups, idealizado e financiado pela Embrapa Café, e executado pelas duas instituições de ensino superior, deu o primeiro passo com a CoffeeThon, a hackathon do café. A Coffeethon ocorreu nos dias 24 a 29/8, contemplando o pré-operacional do Avança Café. Durante seis dias, universitários, pesquisadores, técnicos e professores participaram da maratona de desenvolvimento e modelagem de negócio, com o objetivo de utilizar as principais tendências tecnológicas para resolver problemas da Cadeia Produtiva do Café.

Com um total de 103 inscritos, representantes de Portugal, Angola e de 9 estados do Brasil (Amazonas, Rondônia, Ceará, Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina) e Distrito Federal, e a participação de 57 cidades, a CoffeeThon começou com a apresentação de diversos desafios e problemas existentes na Cadeia Produtiva do Café, em seus diversos pontos. Os participantes tiveram, então, cinco dias para desenvolver um produto, de base tecnológica, capaz de resolver ao menos um desses problemas apresentados.

Também durante a semana, para auxiliar os participantes, foram disponibilizados diversos workshops sobre as principais ferramentas de modelagem de negócio e desenvolvimento de produto, além de mentorias com 27 profissionais altamente qualificados, representando 8 cidades do país, de áreas como Agronegócio, Tecnologia, Pitch, Validação de Dor de Mercado, Modelos de Negócio e Mínimo Produto Viável.

Para finalizar, apenas os oito melhores projetos foram selecionados e apresentados no Demoday, momento de demonstração para o ecossistema. Esse momento de encerramento também foi feito de maneira remota, ao vivo no Youtube. Para avaliação dos projetos, uma banca externa foi criada, composta por Antônio Heberlê, coordenador do Avança Café e pesquisador da Embrapa Café, Jucélia Maia, Coordenadora do Parque Tecnológico de Viçosa – tecnoPARQ, e Paulo Henrique Leme, Coordenador de Incubadora e Parque Tecnológico da UFLA.

Dois projetos foram eleitos os melhores. A segunda colocada foi a equipe Rotas do Café, aplicativo para registro e divulgação de rotas turísticas do café, e recebeu a premiação de R$300. A grande vencedora, a equipe AgroInn - hardware e software para medição da qualidade do café recebeu a premiação de R$800. Todas as 8 equipes finalistas foram indicadas e serão encaminhadas diretamente para a terceira e última fase do processo seletivo do Avança Café.

Avança Café

avanca cafeDurante o Demoday da CoffeeThon, foi lançado oficialmente o edital da segunda rodada do Avança Café. Em 2020, o Avança Café terá duração de 12 semanas, e será realizado totalmente on-line. As startups selecionadas terão acesso a mentorias, conteúdos e acompanhamento de agentes de aceleração, além de concorrer a aportes/premiações que totalizam R$ 21 mil. Acesse o edital e faça a inscrição .

InovaCafé