UFLA NA MÍDIA

Curso de extensão que ensina a criar microscópio com caixa de leite é destaque no Minas Faz Ciência Infantil

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 28 Setembro 2020 13:11 | Última Atualização: Segunda, 28 Setembro 2020 13:12 | Acessos: 95

O curso de extensão “Microscópio caseiro e sua relevância para uma educação cientifica, ambiental e inclusiva”, que ensinou professoras da rede municipal de ensino de Nepomuceno a criar microscópios com caixa de leite, foi destaque no Minas Faz Ciência Infantil. O curso foi ministrado durante o período de distanciamento social pela docente do Departamento de Física e da Pós-Graduação em Educação Cientifica e Ambiental da Universidade Federal de Lavras (DFI/UFLA) Karen Rosso.

A proposta é simular o efeito de um microscópio de laboratório, considerando o difícil acesso a um equipamento como esse. Objetos que poderiam ir para o lixo se transformaram em um conjunto de técnicas de reflexão de luz e lente de aumento. A intenção é que as educadoras de Nepomuceno possam levar a técnica aos alunos e reproduzir a oficina de criação com as crianças.

Acesse a matéria completa no site do Minas Faz Ciência Infantil.

Texto: Leandro Ribeiro, bolsista Proat/Comunicação.