MATEMÁTICA

Terceira edição do Boletim Lavrense de Matemática homenageia Fibonacci

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 24 Novembro 2020 14:06 | Última Atualização: Terça, 24 Novembro 2020 14:36

Lançada na segunda-feira (23/11), a terceira edição do Boletim Lavrense de Matemática destaca as contribuições de Leonardo de Pisa, conhecido como Fibonacci. A própria data escolhida para a publicação é uma homenagem ao grande matemático: 23/11 é considerado Dia de Fibonacci porque, na ordem americana de representação de datas (mês/dia/ano), os quatro primeiros números (11/23/XXXX) correspondem aos primeiros números da famosa “sequência de Fibonacci”.

Essa sequência numérica possui uma relação com a “razão áurea” ou “proporção divina”, número que muitos acreditam estar associado a tudo que é considerado harmonioso. A razão áurea está por trás de diversos fenômenos naturais, como o arranjo de folhas de uma planta, conchas espiraladas de caracóis, galáxias, entre outros. Saiba mais na terceira edição do Boletim Lavrense de Matemática.

natureza fibonacci

O formato das conchas e o arranjo das flores são alguns fenômenos explicados pela sequência de Fibonacci

O Boletim Lavrense de Matemática é uma iniciativa de professores do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (UFLA).O objetivo da publicação é divulgar assuntos relacionados à Matemática em uma linguagem popular, a fim de despertar o interesse das pessoas pela leitura e pela matemática.

Confira as edições anteriores do boletim.