ETAPA CONCLUÍDA

Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 do município encerra ciclo de atividades

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 23 Dezembro 2020 15:56 | Última Atualização: Sexta, 30 Julho 2021 13:20
Gentileza solicitar descrição da imagem
O prefeito José Cherem e a professora Joziana formalizaram os agradecimentos à atuação da equipe

A última reunião formal e presencial dos membros do Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 foi realizada nessa terça-feira (22/10). Os integrantes receberam homenagens do município e da coordenadora, a professora da UFLA Joziana Muniz de Paiva Barçante, pelos esforços realizados desde o início da pandemia, dando subsídios técnicos e científicos às decisões tomadas durante a situação de emergência em saúde pública.

A Prefeitura Municipal de Lavras instituiu o Comitê no âmbito do município pelo decreto 15.340 de18 de março de 2020, incluindo vários membros da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Esse Comitê permanece ativo até o final de 2020, quando será dissolvido, para que os novos gestores possam organizar novas equipes para a condução dos trabalhos em 2021.

A professora Joziana avalia que o Comitê, além de municiar o gestor municipal com evidências científicas para a correta tomada de decisões, foi importante para o desenvolvimento de pesquisas capazes de gerar resultados repassados diretamente à sociedade no momento em que ela mais precisava. "O comitê identificava as demandas e a UFLA respondia com produtos, como foi a produção de máscaras, cabines de desinfecção, organização do Telecovid, estruturação do LabCovid e do Hospital de Campanha, dentre inúmeros outros. Isso além das diversas dissertações que estão sendo produzidas e que poderão abrir novas perspectivas" (Assista ao vídeo e relembre as ações da UFLA nos primeiros 50 dias pandemia).