UFLA NA COMUNIDADE

LabCovid/ UFLA realiza testes para diagnóstico de Covid-19 em ação no Lar Esperança e Vida

Escrito por Pollyana Reis Dias | Publicado: Quinta, 07 Janeiro 2021 18:06 | Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 09:30
Gentileza solicitar descrição da imagem

Para garantir o diagnóstico rápido e eficiente da Covid-19, desde a criação do LabCovid, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a prefeitura do município, vem realizando a testagem de indivíduos sintomáticos e assintomáticos. Na na última quarta-feira (6/1), testou pacientes com câncer, funcionários e voluntários da instituição Lar Esperança e Vida, localizada no bairro Nova Era 2.  As amostras coletadascom swab nasal  para a realização de exames tipo RT-PCR serão analisadas no LabCovid, laboratório com tecnologia de última geração da Universidade. A previsão é que os resultados estejam prontos até sábado (9/1).

Essa etapa de testagem priorizou pacientes, voluntários e funcionários de uma instituição que assiste pessoas com câncer, um dos principais grupos de risco do coronavírus. A pró-reitora de pesquisa e coordenadora do LabCovid, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, explica que a ação teve a intenção de identificar a presença do vírus em pessoas infectadas, mas sem sintomas da doença. “O importante neste momento é garantir diagnóstico precoce, que é uma das formas mais eficientes de se evitar a circulação do vírus na população. Além disso, ele é fundamental para se conseguir isolar principalmente pessoas assintomáticas, que, sem suspeita clínica da infecção, podem circular entre os pacientes oncológicos”, esclarece. Caso o resultado do teste seja positivo, os profissionais da saúde orientam o isolamento da pessoa infectada por 14 dias ou mais.                                                                                                                        WhatsApp Image 2021 01 07 at 18.02.11

Rosilane Aparecida Oliveira, 40 anos, é uma das assistidas da casa de apoio Lar Esperança e Vida, que passou pelo exame. “O teste é muito importante para nós, pacientes oncológicos, tanto para quem já fez ou ainda faz tratamento, por causa da nossa baixa imunidade”, defende.

O sistema imunológico dos pacientes com câncer é uma grande preocupação em tempos de coronavírus. Sem medicamentos ou vacinas para proteger o organismo do vírus, a resposta imune de quem tem câncer se torna ainda mais vulnerável à Covid-19. “É fundamental termos a certeza da ausência de infectados dentro da instituição, para que possamos continuar os nossos trabalhos com mais segurança durante a pandemia. Já havíamos feito teste rápido e não tinha nenhum infectado, mas, como desde então pode haver pessoas assintomáticas, agradecemos o esforço da UFLA e da prefeitura”, afirma a fundadora e presidente do Lar Esperança e Vida, Dalvany Divina da Silva. Há 18 anos, a instituição sem fins lucrativos oferece suporte ao portador de câncer, desde o diagnóstico da doença.

A presidente da instituição enfatiza a importância da parceria com a Universidade. “Há anos mantemos relacionamento com a UFLA, recebemos muito apoio de excelência e acolhemos, com honra, os seus estagiários. É uma via de mão dupla na luta contra o câncer”, agradece.

A ação contou com a participação de voluntários, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos da UFLA. A equipe contou com o médico José Cherem, Alexandra Fernandes, Pedro Augusto Luciano, Denise Rocha, Dirceu Melo, Mariana Torquete, Kátia Oliveira, Pedro Henrique de Castro e Ingrid Alvarenga.

LABCOVIDWhatsApp Image 2021 01 07 at 18.02.10

Com o apoio do reitor João Chrysóstomo no enfrentamento à Covid-19, desde outubro, o LabCovid  testou testou mais de mil pessoas, incluindo profissionais da saúde em três estabelecimentos de saúde da cidade – no hospital Vaz Monteiro, na Santa Casa e na UPA. A previsão é expandir as análises na região de Lavras. O laboratório de testes de biologia molecular para o enfrentamento da doença é credenciado à Fundação Ezequiel Dias (Funed). “ O LabCovid é hoje, o laboratório de referência para o diagnóstico Covid-19 do Sul do estado de Minas Gerais. O LabCovid tem dentre outros, o objetivo de auxiliar no enfrentamento a esta pandemia, reduzindo o tempo de espera dos resultados e apoiando as ações da Funed ma microrregião de Lavras”, explica a professora Joziana.

Reportagem: Pollyanna Dias, jornalista- bolsista

Fotos e edição de vídeo: Sérgio Augusto, assistente de estúdio