OPORTUNIDADE

Estão abertas inscrições do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - candidaturas até 18/2

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 10 Fevereiro 2021 15:40 | Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 09:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) publicou editais para selecionar estudantes da graduação para atuação em projetos de extensão cadastrados na Instituição, bem como em projetos especiais institucionais. As inscrições podem ser feitas até 18/2 pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG). A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (Pibec) e a vigência da bolsa para os selecionados será de dez meses - de março a dezembro deste ano.

Os interessados devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais da UFLA; ter cursado pelo menos 1% do currículo previsto para seu curso e ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 45. Não é necessário estar classificado em situação de vulnerabilidade socioeconômica para participar (leia o edital completo para conhecer outros requisitos para a candidatura).

Para inscrever-se no SIG, é necessário acessar a área de Editais de Bolsas Institucionais, selecionar o Edital e confirmar a inscrição, submetendo os documentos em arquivo único, na opção "documento”. É necessário enviar o formulário de inscrição preenchido, o plano de trabalho a ser executado (definido pelo coordenador do projeto ao qual o estudante está pretendendo se vincular), a declaração de não haver vínculo empregatício ou acúmulo de bolsa e aceite do orientador/coordenador do projeto. O candidato deverá entrar em contato com os orientadores dos projetos, informando o interesse em pleitear a bolsa, para que participe de uma pré-seleção que verificará se ele atende aos requisitos e das habilidades específicas. A partir daí, obterá a documentação necessária, a ser emitida pelo coordenador do projeto.

Os formulários utilizados para a inscrição estão disponíveis na página da Proec.

A classificação dos candidatos será realizada de acordo com o percentil do rendimento acadêmico do candidato em seu curso de graduação. Quanto menor o percentil, mais alto é o rendimento acadêmico de um aluno em relação a seus colegas de curso.

Edital Proec nº 01/2021

Por esse Edital, as bolsas ofertadas podem estar vinculadas a um dos projetos de extensão cadastrados na Proec. Há, ainda, a possibilidade de novos projetos serem cadastrados. As propostas de novos projetos deverão ser devidamente registradas no SIG por seus coordenadores, aprovadas pelas instâncias superiores (colegiado e chefia) de seus respectivos departamentos ou setores de lotação e aprovadas pela Proec até o dia 21/2. As chamadas dos estudantes classificados serão feitas conforme disponibilidade de vagas do Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA).

Edital Proec nº 02/2021

Já este Edital é voltado para o preenchimento de 19 vagas em projetos especiais institucionais, como o Pré-Uni e o UFLA faz Extensão, por exemplo.

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão busca estimular e apoiar a comunidade acadêmica com o desenvolvimento de projetos de extensão, ao mesmo tempo em que contribui para a formação acadêmica dos estudantes de graduação dos cursos presenciais.