Ir direto para menu de acessibilidade.
Educação Ambiental

Brincando de coisa séria: projeto de extensão da UFLA leva temas relacionados à preservação do meio ambiente ao público infantil

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 25 Março 2021 11:29 | Última Atualização: Quinta, 25 Março 2021 11:31 | Acessos: 756
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com o objetivo de desenvolver um amplo trabalho de conscientização e Educação Ambiental para o público infantil, o projeto de extensão “Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi), brincando com coisa séria” organizou uma página no instagram - @econediufla em que são apresentadas informações importantes sobre a preservação da natureza, o tratamento correto que temos que dar ao lixo, práticas educativas sustentáveis, datas importantes que marcam o calendário ambiental e as ações realizadas pelo projeto com as crianças e suas famílias.

A coordenadora do projeto, professora Apolliane Xavier, comenta que o objetivo é despertar o interesse e a sensibilidade das crianças e de suas famílias pelas questões ambientais e práticas sustentáveis em seu cotidiano. O público-alvo são crianças entre 3 e 5 anos matriculadas no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras (Nedi/UFLA), além de públicos infantis que vão além do Nedi.

As postagens são feitas diariamente pelo Instagram e visam a popularização do conhecimento produzido na Universidade e, especialmente, no Nedi. A escolha da referida rede se deu pelas possibilidades de publicação de posts com textos e vídeos relacionados à temática e ainda por seu amplo alcance. 

Atuam no projeto bolsistas de extensão e bolsistas voluntários dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Alimentos e Pedagogia da UFLA. A expectativa da equipe de trabalho é que o Nedi seja um espaço de produção teórica e prática sobre o trabalho de Educação Ambiental com crianças, comunidade escolar e acadêmica. Produzir um ambiente escolar verde que sirva de referência para escolas do município de Lavras e região.

“Os diferentes olhares contribuem para a efetivação do diálogo e reflexão entre os vários campos do conhecimento e a produção de práticas educativas e interdisciplinares. Nessa perspectiva, desenvolver movimentos educativos no interior da escola que estejam voltados para a educação ambiental, só reforça o sentido mais amplo da educação, mas que precisa ser destacado a partir de um aspecto – ambiental – para lançar luz em questões que necessitam ser ressaltadas, debatidas e analisadas de modo mais contundente”, ressalta a coordenadora. 

Esse projeto integra o Programa de Extensão “Formação Integral na Educação Infantil: articulando saberes e práticas”, coordenado pela professora Letícia Silva, que articula outros quatro projetos de extensão, todos voltados para a Educação Infantil, as crianças e a infância. 

Siga a página do Instagram @econediufla e fique ligado em todas as ações do projeto.

Texto: Greicielle Santos - Licenciada em Letras, bolsista Comunicação/UFLA