CONQUISTA

Camping de Atletismo de Lavras teve reconhecimento da CBAt e foi incluído no calendário nacional de eventos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 09 Abril 2021 14:03 | Última Atualização: Quarta, 14 Abril 2021 17:02
Gentileza solicitar descrição da imagem
Camping de Atletismo realizado na UFLA em janeiro de 2020

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou, nesta semana, a inclusão do Camping de Atletismo de Lavras - evento anualmente realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) há 12 edições - no calendário nacional da entidade. O anúncio significa o reconhecimento oficial da qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo UFLA (Cria Lavras - Associação Fernando Roberto de Oliveira-Afro), projeto responsável pela organização do evento em Lavras.

Com o ato de reconhecimento, o evento passará a contar com o apoio técnico e logístico da CBAt. "Ainda não foram especificadas as políticas de apoio que virão, mas esse reconhecimento de nosso trabalho é importante demais, e o suporte da CBAt, com certeza, permitirá melhorar, ainda mais, a qualidade do evento", avalia o coordenador voluntário do projeto, Pablo Ramon Domingos. Para o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, à qual o evento está ligado, professor Luiz Henrique Maciel, esse reconhecimento da CBAt é uma grande honra em nome do professor Fernando de Oliveira, falecido em 2019. "Ele sempre se doou para o Cria e pelo Atletismo Brasileiro. Vamos continuar trabalhando para que esse projeto continue dando frutos e mudando as vidas de tantas pessoas", disse.

Além do Camping de Lavras, a CBAt anunciou o reconhecimento de outros dois campings tradicionais de treinamento - os de Campo Mourão (PR) e Ouricuri (PE).

Sobre o evento

O Camping de Atletismo de Lavras geralmente ocorre em janeiro, no câmpus da UFLA, reunindo atletas, treinadores e iniciantes de diferentes partes do Brasil. O objetivo é atrair novos adeptos para a prática desportiva e promover a integração entre a equipe da seleção brasileira e os integrantes dos Centros Regionais de Iniciação ao Atletismo. Em 2021, as atividades não foram realizadas, devido à pandemia de Covid-19, e ainda não há previsão para uma nova edição.

Os idealizadores da iniciativa foram o professor Fernando Oliveira, falecido em 2019, e o professor Neilton Moura, técnico da seleção brasileira de atletismo. Fernando foi o coordenador do Cria-Lavras, projeto social que inclui o atletismo na vida de crianças e jovens de Lavras e região. Desenvolvido na UFLA desde 2007, em parceria com a prefeitura de Lavras, o projeto de extensão desperta nos jovens não só o interesse pelo esporte, como promove o interesse pelo ensino superior e colabora para estimular virtudes úteis durante a vida toda, como a capacidade para o trabalho de equipe, a determinação, a disciplina e o compromisso com o rendimento escolar.