UFLA NA COMUNIDADE

Projeto de extensão “Alimentando Conhecimentos” utiliza redes sociais para dar dicas sobre alimentos

Escrito por Claudinei Rezende da Silva | Publicado: Segunda, 19 Abril 2021 13:23 | Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 10:39
Gentileza solicitar descrição da imagem
Os resultados do projeto podem ser encontrados no Facebook e no Instagram

Desde outubro de 2016, está em atividade o projeto de extensão “Alimentando Conhecimentos”, iniciativa de uma equipe do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo é apresentar aos internautas diversas dicas e informações relacionadas a variados tipos de alimentos. O projeto possui oficialmente uma página no Facebook (“Alimentando Conhecimentos - UFLA”) e um perfil no Instagram (@alimentandoconhecimentosufla), nos quais são realizadas as postagens com dados sobre alimentos industrializados e in natura.

Dessa forma, são apresentadas nas mídias sociais do projeto justamente noções gerais sobre esses alimentos, como seus compostos bioativos e suas formas de conservação e processamento. As publicações também proporcionam dicas de higienização e de boas práticas na fabricação de produtos alimentícios, além de propagarem formas de aproveitamento de resíduos alimentares. Um dos posts, por exemplo, busca responder à questão “Lavar ou não o arroz?”, explicando o motivo da resposta.

As postagens são realizadas frequentemente pelas duas mídias e as informações publicadas são de fácil compreensão pelo público não especializado. Além disso, elas são embasadas em artigos, livros e sites confiáveis, contando com o apoio, a orientação e a supervisão de profissionais membros da equipe do projeto.

Apesar do uso das redes sociais, o projeto realizava ações presenciais em seu início, o que agora não é mais possível devido à atual pandemia de Covid-19.

Minicursos e ciclo de palestras

Apesar de as redes sociais do projeto terem um grande foco, a equipe responsável também utiliza outras estratégias para se aproximar das pessoas: são oferecidos também minicursos ministrados por profissionais qualificados, de forma a gerar maior aproximação com o público.

A iniciativa garante o esclarecimento de dúvidas e o compartilhamento de dicas e de informações importantes que contribuem para alimentar os conhecimentos sobre as áreas de Ciência dos Alimentos, Tecnologia de Alimentos e Engenharia de Alimentos. Os minicursos podem auxiliar na escolha de produtos mais saudáveis e no oferecimento de informações sobre a produção ou o processamento de produtos que são consumidos pelas pessoas no dia a dia.

Além dos minicursos constantemente ofertados, os envolvidos no projeto estão organizando seu primeiro ciclo de palestras on-line, cujo nome é “Uma Visão de Saúde Mental e Alimentação em Tempos de Pandemia”. As palestras gratuitas estão programadas para os dias 28 e 29 de abril de 2021, a partir das 19 horas, e serão transmitidas no canal do projeto no YouTube. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas no SIG por aqueles interessados em receber certificado de participação.

O evento é aberto para o público.

A equipe

Desde o início dessa ação, a professora Éllen Cristina de Souza, da Faculdade de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA), vem orientando alunos bolsistas de cursos da UFLA no desenvolvimento e na manutenção do projeto.

Além da orientadora Éllen, o projeto “Alimentando Conhecimentos” conta com a participação efetiva de professores, técnicos administrativos e alunos de graduação e de pós-graduação do DCA, sendo atualmente conduzido por quatro alunas bolsistas do curso de Engenharia de Alimentos: Isabela Gonçalves, Jaqueline Rodrigues, Joyce Bernardo e Luiza Viana.