Boletim Lavrense de Matemática

Dia Internacional das Mulheres na Matemática

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 11 Mai 2021 11:54 | Última Atualização: Quarta, 12 Mai 2021 11:34

O Boletim Lavrense de Matemática, um projeto de iniciativa dos professores do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) completa um ano. Juntamente com esse marco, traz na sua 5ª Edição uma homenagem a grande matemática iraniana Maryam Mirzakhani, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Matemática (12/5).

Nele também é retratada a história de outras mulheres que foram destaque no ciclo da história da matemática como Hipátia de Alexandria, considerada a primeira mulher matemática e Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, a primeira doutora em Matemática do Brasil.

A relação das mulheres com a Matemática é um caso particular da relação entre as mulheres e as Ciências Exatas. Por isso a presente edição também divulga o projeto de extensão da professora Amanda Castro de Oliveira, do Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática (DFM/UFLA), que tem como objetivo realizar ações para aumentar a atuação de mulheres nessa área.

Além dessas várias informações, o Boletim também traz desafios para a participação do leitor, indicação audiovisual e informações de outras mulheres que também receberam premiações, como a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel, Marie Curie, pela Teoria da Radioatividade.

Texto: Vanessa Kevini, bolsista Comunicação/Proat