EVENTO ON-LINE

Workshop sobre Entomologia Médica e Veterinária começa dia 17/5

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 11 Mai 2021 14:06 | Última Atualização: Terça, 11 Mai 2021 14:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

De 17/5 a 19/5 será realizado o I Workshop de Entomologia Médica e Veterinária, organizado por equipes da Universidade Federal de Lavras (UFLA). No evento serão debatidos temas atuais sobre biologia, ecologia, monitoramento e controle de insetos vetores de doenças, como arboviroses, leishmanioses e doença de Chagas. Serão nove palestras, com profissionais de diferentes instituições de pesquisa. A transmissão será feita pelo Youtube e as atividades estão cadastradas no Sistema Integrado de Gestão (SIG-UFLA), para inscrição de quem deseja receber certificado.

A organização do workshop é feita pelo Núcleo de Estudos em Entomologia (Neento), com apoio do Núcleo de Estudos em Parasitologia (NEP - @nep.ufla) e do Núcleo de Estudos Saúde Única (@saudeunicaufla). As atividades terão início sempre às 18h, com finalização prevista para as 20h30.

A programação é voltada para estudantes e profissionais de diversas áreas que trabalham direta ou indiretamente com entomologia, como zootecnistas, agrônomos, biólogos, veterinários, médicos e agentes de saúde. Confira os detalhes:

17/5 – Entomologia Médica (Culicídeos)

Utilização de tecnologias inovadoras para monitoramento de culicídeos no Brasil (MI-Aedes). Álvaro Eiras (UFMG).

Desenvolvimento de linhagens transgênicas de Aedes aegypti para o controle da transmissão de arboviroses. Margareth Capurro (USP).

Uma bactéria na luta contra as arboviroses. Luciano Moreira (Fiocruz-BH).

18/5 – Entomologia Médica (Triatomíneos)

Comportamento alimentar de artrópodes hematófagos. Marcos Horácio Pereira (UFMG).

Ecologia química e triatomíneos. Marcelo G. Lorenzo (Fiocruz-BH).

Triatomíneos no Brasil: aspectos da biologia, ocorrência e distribuição. Raquel Aparecida Ferreira (Fiocruz-BH).

19/5 - Entomologia Médica e Veterinária (Leishmanioses)

Os flebotomíneos e a leishmaniose no Brasil. Joziana Barçante (UFLA).

Identificação da fauna flebotomínica e sua importância para as leishmanioses no município de Lavras. Thiago Narciso (Unilavras).

Desafios e alternativas no controle de flebotomíneos. Andrey Andrade (UFPR).