Encontro de Contadores de Histórias abordou a reinvenção da arte narrativa

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 12 Mai 2021 12:03 | Última Atualização: Quarta, 12 Mai 2021 12:05

O Núcleo de Estudos e Linguagens, Leitura e Escrita (Nelle) realizou, nos dias 28, 29 e 30 de abril, o III Encontro de Contadores de Histórias, sobre a temática “Reinvenção da arte de contação de histórias”, inspirado na sensibilidade poética dos versos de Cecília Meireles: “A vida só é possível se reinventada”.

As professoras Giovanna Rodrigues Cabral, Ilsa do Carmo Vieira Goulart e Ludmila Magalhães Naves estiveram na coordenação do evento. “Diante de situações sociais tão inesperadas, o mundo precisou se reinventar para sobreviver. Reinventamos os modos de relações sociais, de organizar o nosso trabalho, nossa educação, modos de socializar, enfim, toda a nossa vida em sociedade. Por isso o III ECONTHI assumiu esse tema”, descreve a professora Ilsa.

Foi nessa perspectiva que as palestras, conversas em rede e sessões de debates reuniram pesquisadores, professores, narradores de histórias e estudantes de graduação e pós-graduação com a finalidade de refletir sobre as diferentes ações da arte narrativa, com uma reflexão sobre a arte de reinventar, num formato 100% a distância.

O evento contou com mais de 630 inscrições, com representações de diferentes estados, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Pará, Piauí, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba, Mato Grosso, Rio grande do Norte, Rio Grande do Sul, e Paraná. Além de participantes de outros países como Argentina e Peru.

A conferência de abertura contou com a professora da Universidad Nacional de La Plata, Cristina Blake professora, e a conferência de encerramento com o coordenador geral dos cursos de pós-graduação d’A Casa Tombada, professor Giuliano Tierno. As mesas redondas tiveram a presença de professores de diversas universidades.