Ir direto para menu de acessibilidade.
ANIMAIS SILVESTRES

UFLA auxilia Polícia Militar do Meio Ambiente em resgate e soltura de animais silvestres

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 12 Mai 2021 15:55 | Última Atualização: Quarta, 12 Mai 2021 16:57
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na terça-feira (11/5), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) auxiliou a Polícia Militar do Meio Ambiente no resgate de uma onça da espécie suçuarana, que foi encontrada por moradores da região da cidade de Campo Belo (MG). Além do resgate, a Universidade concedeu apoio para que um furão, após ser tratado, fosse devolvido ao seu ambiente natural.

A onça da espécie suçuarana foi capturada por um fazendeiro da região, após indícios de que ela estaria matando seus animais. O fazendeiro deixou a onça presa em um galinheiro à espera da Polícia Ambiental, que acionou a equipe de Departamento de Veterinária da UFLA.

Após a chegada das equipes para o resgate, o animal foi sedado e levado para o Hospital Veterinário da UFLA. A onça é uma fêmea jovem e não tem indícios de nenhuma alteração clínica. Os especialistas a internaram no hospital veterinário para a realização de exames e observação, onde permanecerá por até três dias. O local de soltura apropriado ainda será divulgado pela Polícia Ambiental.

O furão, mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos, foi encontrado com sinais de atropelamento e levado para o Hospital Veterinário da UFLA, onde recebeu o tratamento necessário para recuperação. Ele já foi devolvido ao seu ambiente natural.

Além de contribuir para o equilíbrio ecológico, a devolução dos animais selvagens ao seu habitat natural é um dever. Animais selvagens não podem ser maltratados, capturados ou sofrer qualquer tipo de abatimento. Em casos que envolvam animais silvestres, acione a Polícia Militar de Meio Ambiente, o IBAMA e/ou Bombeiros Militares.

Informações ou denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção