CARNE DE QUALIDADE

Bovino da UFLA é selecionado para participar do "Programa Zebu: Carne de Qualidade" da ABCZ

Escrito por Claudinei Rezende da Silva | Publicado: Segunda, 21 Junho 2021 13:11 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:34
Gentileza solicitar descrição da imagem
O animal selecionado já embarcou para a Fazenda Experimental da ABCZ.

Um bovino do rebanho da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi selecionado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para o “Programa Zebu - Carne de Qualidade: Produção de Carne de Qualidade com Eficiência e Sustentabilidade”. O animal selecionado foi o bovino UFLT 136, da raça Tabapuã. A escolha aconteceu principalmente devido à alta qualidade fenotípica e genética do candidato, que, após a seleção, embarcou no dia 27 de maio para Uberaba (MG), local onde o projeto está sendo conduzido na Fazenda Experimental da ABCZ.

Essa conquista é resultado de um minucioso trabalho de melhoramento genético realizado pelo Grupo de Melhoramento e Biotecnologia (GMAB) da UFLA, que é coordenado pela professora Sarah Laguna Conceição Meirelles. As equipes do Grupo de Estudos em Reprodução (Gere) e dos Núcleos de Estudos em Pecuária de Corte (Nepec) e em Forragiculturas (Nefor) também foram essenciais no decorrer de todo esse processo, já que elas são as responsáveis por conduzir o rebanho.

Além disso, o programa da ABCZ tem como principal objetivo avaliar os machos zebuínos puros de origem, desde a desmama até o abate, para comprovar o potencial que eles possuem para a produção de uma carne de qualidade. A participação da UFLA no Programa Zebu será, portanto, de grande importância para que os pesquisadores da Universidade possam avaliar como o rebanho Tabapuã da UFLA está situado em relação à qualidade de carcaça e carne.

A boa capacidade de ganho de peso dos zebuínos está mais do que comprovada. Entretanto, o papel deles na produção de uma carne de qualidade diferenciada ainda é pouco explorada. Dessa forma, programas como esse da ABCZ são considerados importantes para comprovar o potencial genético desses animais, abrindo os horizontes para uma maior valorização da qualidade da carne no processo de seleção e promovendo um produto final acessível, sustentável e de grande qualidade para o paladar do consumidor.

De acordo com a professora Sarah, “o Departamento de Zootecnia da UFLA está sendo representado no maior projeto de carne de qualidade em zebuínos do Brasil. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa pesquisa, que é fruto de muito trabalho e de importantes parcerias com criadores e associações”.