ATLETISMO

Atleta egresso da UFLA e do Cria conquista medalha de prata na maior competição interclubes da América Latina

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 18 Junho 2021 09:32 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 08:59
Gentileza solicitar descrição da imagem
O atleta Pedro de Oliveira no pódio do Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo de 2021

O atleta Pedro de Oliveira, egresso do bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e revelado pelo projeto Cria Lavras, conquistou medalha de prata na mais importante competição interclubes da América Latina: o Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo de 2021. Pedro competiu na modalidade decatlo, composta por 10 provas, disputadas ao longo de dois dias. O torneio ocorreu de 10 a 13/6.

A conquista é considerada pelo atleta a realização de um sonho, que ganha um sentido mais especial por coroar um treinamento de muito anos, iniciado pelo seu pai, o professor da UFLA Fernando de Oliveira, falecido em outubro de 2019. “No atletismo, trabalhamos com a ideia de treinamento a longo prazo, ou seja, começa-se a treinar um atleta muito cedo para, quando ele chegar à categoria adulta, alcançar bons resultados. Foi justamente o que ocorreu comigo. Com o significado a mais de que fui iniciado no atletismo pelo meu pai”.

Há 13 anos, Pedro começou a praticar atletismo; o treinamento de forma mais intensa foi iniciado há oito anos, quando ingressou na UFLA. Pedro participou do Cria Lavras, projeto de extensão de iniciação ao atletismo idealizado e coordenado pelo seu pai desde 2007. A própria criação do projeto teve como motivação inicial seu desejo de praticar atletismo.

“O professor Fernando sempre contava que o pontapé inicial do projeto foi o desejo do filho de se dedicar ao atletismo. Essa conquista revela que Pedro deu continuidade ao sonho do pai, de que ele, como atleta, obtivesse bons resultados. Certamente seria motivo de muito orgulho para o professor Fernando”, afirma o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde e atual coordenador do projeto Cria, professor Luiz Henrique Maciel.

Os laços com o Cria permanecem até o momento. Pedro continua treinando na pista de atletismo da UFLA e o treinador voluntário do projeto, Pablo Ramon Domingos, faz parte de sua equipe de treinadores.

“Pedro tem alternado suas rotinas de treinamento entre a pista de atletismo da UFLA e a Pista de Guarulhos. Mesmo em meio ao caos da pandemia, ele se desdobrou para alcançar seu objetivo para a temporada, que tem um significado muito importante para nós do Cria. Com a medalha, ele se torna o segundo atleta mais completo de todo o Brasil”, conta Pablo.

Mais resultados da competição

Outro atleta revelado pelo Cria Lavras e iniciado pelo professor Fernando também se destacou na competição. Eduardo Ribeiro Moreira foi campeão da prova dos 800m rasos, com apenas 20 anos de idade.

Atletas estudantes de cursos de graduação da UFLA também participaram da competição. Confira os resultados:

Jaíny Suelen dos Santos Barreto (Filosofia):

400m - 12° Colocação (55''56)

revezamento 4 x 400m feminino - 6° colocação (3'52''75)

Camila Paulino de Paiva (Educação Física)

100m com barreiras - 6° Colocação (13''86)

revezamento 4 x 400m feminino (3'52''75) - 6° colocação

Ingrid Ellen da Silva Moreira (Educação Física):

Heptatlo - 6° Colocação (4746 pontos)

revezamento 4 x 400m feminino -  6° colocação (3'52''75)

Jenifer Nicole Vieira Norberto (Educação Física):

Heptatlo - 4° Colocação (5362 pontos)