Educação Infantil

Mais uma edição do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil em formato virtual será realizada na próxima semana

Escrito por Coordenadoria de Comunicação | Publicado: Sexta, 18 Junho 2021 14:30 | Última Atualização: Sexta, 18 Junho 2021 15:09
Banner de divulgação do fórum

Na próxima quinta-feira (24/6), das 9h às 11h, será realizada mais uma edição, em formato virtual, do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI), projeto de extensão cadastrado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O encontro é gratuito e aberto a todos os interessados, sendo transmitido via Youtube no canal do Fórum. Este mês, o responsável pelo encontro é o município de Três Pontas, por meio da Secretaria de Educação e do Grupo Unis (MG). Em agosto, a condução será do município de Nepomuceno.

Em maio, ocorreu o 150º encontro com profissionais da Educação Infantil de todo Brasil com o tema: ‘Girando o Catavento: novos rumos nas resistências e no fortalecimento da Educação Infantil no sul de Minas Gerais’. O debate focou-se sobre os desafios de se lidar com as tempestades como a que ocorre atualmente, com a pandemia de Covid-19, e que coloca profissionais da educação, crianças e famílias em uma constante interação. Foram 35 municípios participantes de Minas Gerais e outros estados. O encontro foi mediado pela professora e coordenadora do Comitê Gestor do FSMEI, Cláudia Ribeiro, a professora integrante do Comitê Gestor do FSMEI, Ila Maria Silva Freitas e a professora do Departamento de Educação da UFLA Carolina Alvarenga.

Os temas dos encontros são pertinentes à Educação Infantil, passando pela convivência familiar, crianças e Educação Infantil nos tempos da pandemia, dentre outros. Em 2020, sete fóruns virtuais foram realizados.

Sobre o Fórum

O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI) é um projeto de extensão do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch/UFLA). Idealizado em 1.999 pela professora Cláudia Ribeiro, o Fórum é um espaço suprapartidário articulado por diversos órgãos, instituições, entidades, aberto à sociedade civil e ao debate público e democrático comprometido com a expansão e melhoria da Educação Infantil no País.