Ir direto para menu de acessibilidade.
Química dos Cabelos

UFLA desenvolve Quiz de Química voltado para o Ensino Médio

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 15 Julho 2021 12:21 | Última Atualização: Quinta, 15 Julho 2021 12:24
Gentileza solicitar descrição da imagem

Os professores Paulo Ricardo da Silva e Renata Reis Pereira e as estudantes Daniela Aparecida Pamplona, Júlia Alves Ferreira e Patrícia da Silva Nascimento da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveram um Quiz com 15 questões, voltado para o Ensino Médio, com o nome “Química dos Cabelos (Quiz)”. 

O projeto foi desenvolvido no início da pandemia, já que as instituições de ensino tiveram que adotar a modalidade remota, então, pensou-se em um material que pudesse ser disponibilizado on-line. O Quiz, elaborado na plataforma Kahoot, é voltado para questões sobre os cabelos, relacionadas com conceitos químicos como: ligações químicas, pH, conversão de unidades e interações intermoleculares. Também possui questões sobre curiosidades e mitos, como fatores que podem influenciar a queda de cabelos.  

O Quiz faz parte do projeto "Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o ensino de Química com foco na inovação curricular", fomentado pelo Programa Institucional de Bolsas para as Licenciaturas (Piblic), com a participação de três bolsistas do curso de Licenciatura em Química da UFLA. 

O mesmo tem como finalidade “auxiliar os professores de Química a trazerem conceitos e curiosidades de forma descontraída, visando aliar os aspectos científico e lúdico, tendo em vista que a preocupação com os cabelos (e com cosméticos de maneira geral) vem crescendo, sendo, um tema importante para ser debatido durante a formação dos jovens, principalmente sob o viés das Ciências e da Química, adicionalmente, procuramos contribuir com a produção de materiais didáticos a serem disponibilizados para professores da Educação Básica”, ressalta Paulo. 

Além disso, foi gerado um material de apoio para os professores que tiverem interesse em conhecer melhor o Quiz e utilizá-lo em suas aulas, que se encontra disponível na página da plataforma EduCapes.

Texto: Vanessa Kevini, bolsista Proat/ Comunicação UFLA.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção