CAFEICULTURA

Inscrições abertas para a Coffeethon e o Avança Café 3.0

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 16 Julho 2021 15:26 | Última Atualização: Sexta, 16 Julho 2021 15:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estão abertas, até o dia 18/7, as inscrições para a Coffeethon, maior hackathon do café 100% on-line do Brasil. O evento é direcionado a pessoas com vontade de empreender no setor, com ideias, pesquisas e equipes ainda pouco estruturadas.

A maratona de desenvolvimento e ideação terá início no dia 19/7, com várias atividades ao longo da semana. No dia 24/7, os vencedores da CoffeeThon receberão as premiações e serão encaminhados diretamente para a aceleração de startups. Outras equipes que se destacarem também poderão receber um passaporte direto para a aceleração.

Responsáveis por ideias de negócio e equipes minimamente estruturadas podem pular a CoffeeThon e se inscrever diretamente no Avança Café 3.0, programa de aceleração de startups. As inscrições também estão abertas e podem ser feitas até o dia 23/8. Todas as informações e pré-requisitos necessários, tanto para a Coffeethon, quanto para o Avança café 3.0, podem ser encontrados em um único edital no site do Avança Café.

Avança Café

O Avança Café é um programa de aceleração de startups com ações que englobam as fases de ideação de novos negócios e a aceleração propriamente dita. Foi idealizado pela Embrapa Café e é financiado pelo Consorcio Pesquisa Café. Em sua terceira edição, a execução continua a cargo do InovaHub, o hub de startups da UFLA e do tecnoPARQ/UFV, o parque tecnológico da Universidade Federal de Viçosa - duas referências em inovação e empreendedorismo de duas grandes universidades importantes para a cafeicultura brasileira.

Em 2021, o programa contará com 14 semanas de aceleração, com diversos conteúdos, workshops, mentorias, bancas de pitch e, a grande novidade, sete sprints de Aplicação de MVPs e cinco sprints de Testes de Soluções, conectadas diretamente com o produtor ou outro ator da cadeia produtiva.  O grande objetivo é o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou novas tecnologias para a cadeia produtiva do café. Para Rennan Campos, coordenador do InovaHub/UFLA, “o grande propósito é transformar ideias, pesquisas ou startups em negócios mais bem estruturados e prontos para impactar a cafeicultura brasileira”.

Além de formar novos negócios para a cadeia produtiva do café, o Avança Café forma empreendedores capazes de lidar com qualquer negócio e com os desafios de empreender. Henrique Trindade, CEO da Agrônomo Digital, participou da segunda edição do programa e contou como surgiu sua startup. De acordo com Henrique, a startup surgiu no início da pandemia, quando ele estava em uma fila enorme de supermercado e se perguntou se não havia uma forma de comprar tudo que quisesse a um preço mais acessível direto do produtor.

Ao validar as hipóteses e dores dos produtores, descobriu que existiam problemas mais críticos. Conversando com um produtor, descobriu que ele pagaria o que fosse necessário para ter um atendimento de qualidade, resolvendo a falta de um profissional que ensinasse como cuidar da lavoura. Nesse momento, Henrique usou seus conhecimentos em Inteligência Artificial para resolver os problemas dos produtores. Surgiu então a Agrônomo Digital.

Para Henrique Trindade, “o Avança Café ajudou muito, não só a alcançar maior visibilidade para nossa startup no mercado, como também a obter maior crédito, ampliar o networking, definir melhor o modelo de negócio da startup.”

Coffee Show

Confira o Coffee Show com todas as informações do Avança Café e grandes oportunidades do setor.

* Com informações da InovaCafé