EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de extensão BrincArte, do Nedi, inicia série de lives sobre o brincar e suas interfaces com a educação

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 27 Julho 2021 15:15 | Última Atualização: Segunda, 09 Agosto 2021 13:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 5/7, ocorreu a primeira de uma série de lives do projeto de extensão “BrincArte”, transmitidas pelo Canal Observatório da Infância no Youtube. O tema “Diálogos (des)pretensiosos entre jogo e educação” foi apresentado pelo professor Kleber Tuxen Carneiro e mediado pelo professor Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, ambos do Departamento de Educação Física (DEF) da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (FCS/UFLA).

O tema aborda as complexidades que permeiam a compreensão de jogo, considerando a natureza semântica polissêmica e a imaterialidade que evidenciam a necessidade de nutrir uma pedagogia com o jogo, ressignificando seus limites e as manifestações na escola. O professor Kleber aponta as perplexidades cometidas recorrentemente entre as terminologias jogo, lúdico e brincar, conjunto de características distintas no ponto de vista teórico. Expõe, ainda, a importância de criar estratégias com ambiência para que estudantes joguem e, como consequência, aprendam de forma significativa.

O projeto de extensão BrincArte, coordenado pela professora Kátia Batista Martins, do Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA), com a coordenação adjunta do professor Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, do DEF/UFLA, tem o objetivo de ampliar o repertório das experiências brincantes das crianças, bem como oferecer um processo contínuo de formação inicial para estudantes dos cursos de Educação Física e Pedagogia. Também é objetivo do projeto oferecer formação continuada para professores da Educação Básica. As lives integram um conjunto de ações planejadas em parceria com o projeto de extensão Econedi, coordenado pela professora Apolliane Xavier, do Nedi.

“Pensamos o evento no formato de lives considerando o contexto do distanciamento social gerado pela Covid-19. Assim, conseguimos dar continuidade às nossas ações e percebemos também uma nova possibilidade de alcançar um público mais amplo e diverso, via plataformas digitais. Esse formato também possibilita que as palestras ministradas, bem como os diálogos, possam ser acessados posteriormente, uma vez que ficam registrados em nosso canal no Youtube”, diz a professora Katia.  Confira a gravação do evento pelo canal Observatório da Infância no Youtube .

A próxima live terá como tema “Uma proposta didático-pedagógica à educação física da educação infantil: diálogos entre a sociologia da infância e a teoria do jogo”, e será apresentada pela professora mestra Letícia Vieira Barbosa.

Acompanhe os próximos eventos e ações pelo Instagram @brincarteufla.