Livros da Comunidade

Ocorre nesta sexta-feira a primeira ‘Roda de Lançamento da Editora UFLA’

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 05 Agosto 2021 13:25 | Última Atualização: Segunda, 09 Agosto 2021 14:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nesta sexta-feira (6/8), às 14 horas, ocorrerá a primeira ‘Roda de Lançamento da Editora UFLA’. Trata-se de uma iniciativa da editora para apresentar à comunidade o seu catálogo de obras científicas, técnicas, profissionais e didáticas. Nesse encontro inaugural será apresentada a obra: “Impressos, ciência e editoração universitária: marcas históricas da Editora UFLA”, de autoria de Bruno Adriano Rodrigues da Silva e Kleber Tüxen Carneiro. A roda de lançamento será transmitida no canal do youtube da Editora UFLA, acompanhe!

Sobre a obra

O  livro apresenta contrapontos e visões, cuja conjugação reflete a essência, a complexidade e os desafios da gestão das editoras universitárias e assinala o seu papel e relevância dentro e fora da própria universidade.

O diretor executivo da Editora UFLA, Flávio Monteiro de Oliveira, conta que em 16 de julho de 2018, quando comemorado os vinte anos da criação da Editora UFLA, “o professor Marco Aurélio Carbone Carneiro, presidente do Conselho Editorial à época e os professores Bruno Adriano Rodrigues da Silva e Kleber Tüxen Carneiro aceitaram o desafio de realizar uma pesquisa para buscar e salvaguardar a memória institucional e os responsáveis pelos processos de publicações de periódicos e livros, tendo por lastro, não apenas as atividades realizadas pela Editora UFLA, mas também, as memórias das atividades realizadas por seus antecessores na Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), e Escola Agrícola de Lavras (EAL)”, relata Flávio.

Ele acrescenta que, “além de proporcionar uma visão geral do modo como os resultados das pesquisas foram transferidos e divulgados ao longo do tempo, pode-se afirmar que os autores foram um pouco além de salvaguardar a memória institucional, posto que ao escreverem o livro “Impressos, ciência e editoração universitária: marcas históricas da Editora UFLA”, prospectam a história por intermédio de uma pesquisa, que inclusive desestabiliza discursos tidos como verdade acerca da própria criação da Editora UFLA”.

O livro pode ser baixado gratuitamente pelo link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46738