REUNIÕES MENSAIS

Política Institucional de Cultura da UFLA está em desenvolvimento – acompanhe os trabalhos da Comissão

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 09 Agosto 2021 15:33 | Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 14:09
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) iniciou o processo de formulação da Política Institucional de Cultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os encontros da Comissão responsável pelo desenvolvimento da proposta são mensais e abertos à participação da comunidade acadêmica e demais interessados. A agenda de reuniões remotas e outras informações podem ser acompanhadas pelo perfil @politicaculturalufla, no Instagram.

A Política Cultural Institucional é um instrumento previsto no Plano de Desenvolvimento da Unidade da Proec, alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFLA (PDI) e ao Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior, além do Plano Nacional de Cultura. Essa Política irá pautar as ações culturais da Universidade pelos próximos anos.

Em junho, a Proec designou a Comissão para a Elaboração da Política Institucional de Cultura, por meio da Portaria Proec nº 10/2021, acrescida da Portaria Proec nº11/2021. Integram o grupo representantes dos professores, dos estudantes, dos técnicos administrativos, além de representantes do poder público municipal e da comunidade, todos eles envolvidos de alguma forma com cultura. A presidência da Comissão está a cargo do maestro Daniel Paes de Barros, diretor musical do Centro de Cultura da UFLA.

Até o momento, três reuniões foram realizadas. A primeira delas ocorreu em 21/5, para apresentação e boas-vindas aos participantes. “Foram apresentados os trabalhos a serem desenvolvidos pela comissão, e os presentes puderam expor suas percepções e expectativas”, relata o maestro. “Na segunda reunião, foi apresentada uma síntese de diferentes características de políticas culturais de instituições de ensino superior no Brasil, bem como discussões sobre a estrutura da política e a definição de conceito de cultura que será utilizada no documento da UFLA”, complementa. Na última reunião, em 6/8, os participantes conversaram sobre as categorias de áreas culturais e as categorias de ações culturais.

O link de acesso às reuniões é divulgado regularmente em @politicaculturalufla.