Ir direto para menu de acessibilidade.
magia da física

Projeto de extensão 'Festa das estrelas' continua com atividades durante a pandemia

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 11 Agosto 2021 11:15 | Última Atualização: Quarta, 11 Agosto 2021 11:44
Gentileza solicitar descrição da imagem

Os professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Karen Luz Burgoa Rosso e José Alberto Casto Nogales Vera, do Departamento de Física, desenvolveram o projeto de extensão “Festa das estrelas”, que são oficinas de astronomia realizadas pelo projeto de divulgação científica “A magia da física e do universo”. 

Devido à pandemia da Covid-19, os encontros têm ocorrido apenas de maneira virtual. O projeto oferece oficinas de astronomia teórica e prática gratuitamente, para o público em geral, com o objetivo de informar a população sobre as novas descobertas nessa área, e mostrar a astronomia observacional de forma cultural.   

No dia 17 de agosto, às 19h, será realizada a palestra "A cosmovisão do espaço-tempo dos povos indígenas e sua relevância na educação científica e ambiental”.

Antes da pandemia, as oficinas eram realizadas sempre aos sábados, das 19h às 22h, no Museu de História Natural da UFLA. Conforme o convite das escolas, associações e prefeituras de Lavras e da região, elas também aconteciam de maneira itinerante, à noite nos campos a céu aberto das escolas e praças públicas. 

“Para fazer o estudo astronômico do nosso céu, teoricamente e observacionalmente, percorremos o céu conforme o calendário dos fenômenos astronômicos e por meio das constelações da cultura ocidental, tipicamente utilizada nos meios de comunicação. Também abordamos o estudo dos astros com as culturas dos aborígenes da Austrália, África e povos originários da América do Sul, pois o céu é o mesmo e a riqueza da sua cosmovisão tem contribuído no entendimento de educação científica e ambiental. Tivemos mais de 10 anos de trabalho com várias oficinas de astronomia cultural com as constelações indígenas do Brasil”, diz Karen. 

Para mais informações acesse o site oficial “Festa das estrelas”

Texto: Vanesse Kevini, bolsista Proat/Comunicação

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção