Extensão

Estudante do curso de Agronomia da UFLA representará o Brasil em fórum mundial de jovens líderes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 13 Agosto 2021 13:49 | Última Atualização: Sexta, 13 Agosto 2021 13:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

O estudante Rafael Zaia, do curso de Agronomia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi um dos 100 selecionados para o programa Youth Ag Summit, fórum mundial de jovens líderes. O programa é promovido pela Bayer e reúne jovens de 18 a 25 anos do mundo todo. Serão dois dias de discussões e trocas de conhecimentos com um único objetivo final: buscar soluções inovadoras para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável, capaz de alimentar um planeta faminto.

O evento ocorre a cada dois anos. A primeira edição foi em 2013, no Canadá; a segunda em 2015, na Austrália; a terceira em 2017, na Bélgica; e, em 2019, a quarta edição ocorreu no Brasil. Devido à pandemia, a edição deste ano será on-line, nos dias 16 e 17 de novembro. “Acredito que será uma grande oportunidade participar desse programa, pois terei contato com diversas culturas e será um grande prazer ser um dos representantes do Brasil em busca de soluções inovadoras para a agricultura. Estou muito feliz por essa conquista”, afirma Rafael.

O estudante concluiu o ensino médio em 2014 na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo. Após duas tentativas, foi aprovado na UFLA em 2017, com a ajuda de seu irmão, pois não tinha condições de arcar com um cursinho. O estudante relata que  os primeiros seis meses foram muito difíceis, mas com paciência, persistência e coragem tudo foi se encaminhando. Logo no primeiro semestre da faculdade, buscou atividades extracurriculares e entrou no Núcleo de Estudos em Fitopatologia (Nefit). Rafael acreditava que, por meio desse núcleo, convivendo com pessoas mais maduras do que ele, poderia iniciar seu desenvolvimento dentro da faculdade.

Em outubro de 2018, ele foi convidado por um amigo para participar do processo seletivo do Programa de Educação Tutorial em Agronomia (PET Agronomia), teve a felicidade de ser aprovado e, até hoje, atua como membro bolsista. “Sem dúvidas, o PET faz total diferença no meu desenvolvimento profissional e pessoal, pois tenho a oportunidade de trabalhar com diferentes tipos de pessoas em diferentes tarefas. Na época em que ingressei, o grupo era tutorado pelo professor Dr. Silvino Guimarães que, em meados de 2020, passou o bastão para a professora Flávia Botelho, do Departamento de Agricultura (DAG), por quem tenho profundo respeito, admiração e gratidão.”

Em 2019, Rafael foi convidado a fazer parte da equipe fundadora do Grupo de Estudos em Proteção de Plantas (G-PRO), sob orientação da professora Fernanda Medeiros, com o objetivo de criar um grupo voltado para pesquisa e extensão na área de proteção de plantas envolvendo os pilares de fitopatologia, entomologia e plantas daninhas. Ainda em 2019, o estudante foi convidado pelo professor Flávio Medeiros, do Departamento de Fitopatologia, para o Congresso Brasileiro de Fitopatologia em Recife (PE).

Rafael ressalta a importância de todos os professores, colegas, amigos e funcionários da UFLA que fizeram parte do seu caminhar e, em especial, dos professores por quem tem profunda admiração e respeito: Flávio Medeiros, Silvino Guimarães, Flávia Botelho e Fernanda Medeiros. “Como diz o professor Flávio: “Always challenge yourself” (Desafie-se sempre). Ainda complemento “keep working hard!” (continue trabalhando duro!).”

Texto: Mathews de Oliveira Silva, bolsista Proat