Ir direto para menu de acessibilidade.
113 anos

UFLA faz Extensão: oficinas e palestras abertas à comunidade serão realizadas na Semana de Aniversário

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Quarta, 25 Agosto 2021 11:36 | Última Atualização: Sexta, 27 Agosto 2021 10:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na sexta-feira (3/9), durante a programação especial em comemoração aos 113 anos da UFLA,  a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) irá realizar o IV UFLA Faz Extensão. Serão oferecidas 18 atividades, de forma virtual, abertas a toda a comunidade. Saiba como participar:

Oficina: Violência contra mulher e os direitos humanos

Equipe responsável: Vera Kalsing, Aloísio de Lima Júnior, Letícia Ferreira, Flávia Caroline Alves, Paula Alvarenga, Cristiane Reis de Souza, Julia Mesquita Felício e Ana Luiza Botan.

Resumo: O tema sobre Violência contra a Mulher tem sido cada vez mais debatido entre a sociedade civil e o Estado em relação à responsabilidade de se realizar e efetivar políticas de medidas protetivas, capacitando e criando formas de atendimento à mulher. Neste sentido, apresentamos esta oficina, que tem como proposta levar os participantes a compreenderem e vivenciarem a complexidade dos processos de inclusão na agenda, decisão, implementação e avaliação de políticas governamentais, por meio da apreciação de pontos de vista de diferentes atores e da preparação de informações, propostas e diagnósticos para a tomada de decisão.

Carga horária: 2 horas

Número de vagas: 30

Entidade(s) proponente(s): Mura - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre mulher e raça (DCH).

Horário: 14h

Materiais Necessários para a participação: computador com internet

Acesse o link para inscrição

Oficina do Grupo de Estudos em Inteligência Artificial e Processamento da Linguagem Natural

Equipe responsável: Erick Galani Maziero e Paula Christina Figueira Cardoso

Resumo: No universo da Computação, a área da Inteligência Artificial (IA) é uma das mais intrigantes e interessantes. Na IA busca-se tornar os computadores habilitados para realizar tarefas que só os seres humanos, até então, têm realizado. Uma dessas atividades é o uso de um processo de comunicação, com o uso da linguagem (como a que foi usada para escrever este texto). O Processamento da Linguagem Natural (PLN) é uma subárea da IA que busca capacitar computadores no entendimento da linguagem humana, ou natural. Nessa exploração, muito tem surgido desde a década de 50 e, afinal, o que o computador pode fazer hoje, que não podia fazer na sua criação? Ele aprendeu a entender nossa linguagem?

Carga horária: 1 h

Número de vagas: 200

Entidade(s) proponente(s): Grupo de Estudos em PLN+IA

Horário: 14h

Materiais Necessários para a participação: Apenas acesso à internet

Acesse o link para inscrição. 

Oficina: “Gênero, raça e classe social: como se dá o acesso e a permanência de mulheres negras em cursos de graduação na UFLA?”

Equipe responsável: Vera Kalsing, Letícia Ferreira, Aloísio de Lima Júnior, Cristiane Reis, Paula Alvarenga, Helga de Almeida, Flávia Alves, Julia Felicio e Ana Luiza Botan.

Resumo: Dados e pesquisas evidenciam que o rosto da pobreza brasileira possui gênero e cor, uma vez que a maioria das mulheres negras do país ocupam cargos de menor prestígio social, recebem os menores salários quando comparados aos demais sujeitos, trabalham em ocupações precárias e, por esse motivo, não ascendem socialmente. Tais dados evidenciam a existência da interseccionalidade existente entre as questões de gênero, raça e classe, contribuindo para que as mulheres negras estejam entre os estratos mais empobrecidos de nossa sociedade. Considerando, especificamente, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o objetivo desta oficina é evidenciar, pela análise de dados quantitativos e qualitativos referentes ao acesso e à permanência de mulheres negras e pobres, no âmbito de cursos superiores da universidade, que a maioria das mulheres negras colaboradoras da pesquisa lidam com privações de diversas ordens, o que as impede de acessar e permanecer nos cursos tidos como mais prestigiosos no âmbito da universidade. Estão, em sua maioria, em cursos menos concorridos ou de menor prestígio, em função de não possuírem uma formação básica capaz de lhes garantir o acesso aos cursos mais valorizados socialmente. Suas permanências são igualmente comprometidas, pois lidam com dificuldades financeiras, além de precisarem conciliar estudos, trabalho remunerado e, em alguns casos, educação dos filhos e afazeres domésticos.

Carga horária: 2 horas

Número de vagas: 30

Entidade(s) proponente(s): Mura - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre mulher e raça - DCH

Horário: 9h

Materiais Necessários para a participação: computador com internet

Acesse o link para inscrição.

Oficina: O processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com dobraduras

Equipe responsável: Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Adrielly Antonia Santos Gomes, Leonice Silvério de Carvalho, Guilherme Garcia Fernandes, Elaine Aparecida Leandro, Julia Avelar Almeida, Lucas Mendes Amaral, Isabella Santos Nascimento, Vanessa Silvério

Resumo: Para participar do IV UFLA faz extensão na versão online, nós do Núcleo de Estudos em Educação Matemática (Neemat) vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Lavras (UFLA) propomos uma oficina que terá por objetivo a construção dos conceitos matemáticos através de dobraduras. De início será apresentado o curso de Licenciatura em Matemática e as possibilidades de ensino, pesquisa e extensão, e em seguida, será apresentada a proposta da oficina. Para a realização da oficina, as e os participantes utilizarão de recursos de fácil acesso, como por exemplo: papel, tesoura, lápis, borracha e régua. Com a live que acontecerá remotamente e através da mediação realizadas pelas membras e pelos membros do Neemat,  as estudantes e os estudantes poderão socializar os conceitos matemáticos discutidos.

Carga horária: 2h

Número de vagas: 60

Entidade(s) proponente(s): Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Adrielly Antonia Santos Gomes, Leonice Silvério de Carvalho, Guilherme Garcia Fernandes, Elaine Aparecida Leandro, Julia Avelar Almeida, Lucas Mendes Amaral, Isabella Santos Nascimento, Vanessa Silvério

Horário: 14h

Materiais Necessários para a participação: Papel, tesoura, lápis, borracha e régua

Acesse o link para inscrição.

Treinamento: Design de Slides

Equipe responsável: Agritech Ufla

Resumo: O Treinamento Design de Slides objetiva capacitar os participantes para a montagem de apresentações de forma dinâmica, interativa e engajadora.

Carga horária: 2 horas

Número de vagas: 30

Entidade(s) proponente(s): Agritech Ufla

Horário: 14h

Acesse o link para inscrição.

Apresentação: Diversidade microbiana e suas aplicações

Equipe responsável: Núcleo de Estudos em Fermentações - NEFER

Resumo: A Microbiologia é uma área multidisciplinar que abrange diversos campos das ciências biológicas, das ciências agrárias e também da saúde. Com isso, o Núcleo de Estudos em Fermentações - NEFER, traz como proposta para o UFLA Faz Extensão o estudo das propriedades e aplicações dos diferentes grupos de microrganismos nos setores agrícolas e industriais.

Número de vagas: 100

Entidade(s) proponente(s): Núcleo de Estudos em Fermentações - NEFER

Horário: 8h

Materiais Necessários para a participação:

Acesse o link para inscrição.

Oficina: A assistência estudantil como possibilidade de enfrentamento da reprodução das desigualdades raciais e de classe na universidade

Equipe responsável: Paula Alvarenga, Letícia Ferreira, Helga de Almeida, Vera Kalsing, Aloísio de Lima Júnior, Julia Felício, Flávia Alves, Ana Luiza Botan, Heliege Aparecida Silva e Cristiane de Souza.

Resumo: Considerando a mudança no perfil dos estudantes universitários, após o advento do sistema de cotas, que contribuiu de forma elementar para o acesso da chamada "ralé" nas universidades, vemos como necessária a incorporação de estratégias que possibilitem a sua permanência. Assim, buscaremos nesta oficina refletir sobre como o sistema de ensino reproduz a cultura dominante, fazendo com que a superação das desigualdades raciais e sociais se tornem mais distantes. E é por meio da análise das trajetórias de vida dos estudantes cotistas e usuários da assistência estudantil de uma universidade,  que tentaremos demonstrar como o sistema de ensino tem corroborado para a vivência de dificuldades no âmbito universitário e como a assistência estudantil pode ser um dos pilares de enfrentamento desse contexto desigual.

Carga horária: 2 horas

Número de vagas: 30

Entidade(s) proponente(s): Mura - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e raça - DCH.

Horário: 16h30

Materiais Necessários para a participação: computador com internet

Acesse o link para inscrição

Apresentação: A Cidade dos Insetos

Equipe responsável: Brígida Souza; Stephan Malfitano Carvalho; Brayan Antunes da Silva; Thamiris Gabrielle Bibiano; Emanoel da Costa Alves.

Resumo: As atividades a serem apresentadas estão vinculadas ao projeto “A Cidade dos Insetos”, que visa atender a sociedade de uma forma geral por meio da extensão universitária. Serão utilizados vários recursos como: exposição de fotografias sobre os insetos, apresentação de coleções entomológicas, mini palestras e “lives” sobre: a) Quem são os insetos?; b) Importância dos insetos para o ser humano e o ambiente; c) Uso de produtos dos insetos pelos humanos; d) Entomofagia; e) EntomoQuiz; f) Teatro de “entomofantoches”; g) Apresentação de criações de insetos do DEN, como formigas, bichos-pau, moscas, abelhas entre outros. As atividades envolverão membros do Núcleo de Estudos em Entomologia (NEENTO) e do Núcleo de Estudos em Abelhas (NEBee), além do bolsista de extensão vinculado ao projeto.

Carga horária: 10 horas

Número de vagas: 1000

Entidade(s) proponente(s): Núcleo de Estudos em Entomologia (NEENTO) e Núcleo de Estudos em Abelhas (NEBee)

Horário: 8h

Materiais Necessários para a participação: Nenhum material será necessário para a participação dos interessados

Acesse o link para inscrição

Apresentação: Enxergando a Fisiologia Vegetal

Equipe responsável: Mariana Carvalho, Beatriz Gonçalves, Alana Batista, Eduarda Andrade, Paloma Costa.

Resumo: Apresentação com vídeos de experimentos laboratoriais que exemplifiquem de forma simples e divertida como ocorre os processos fisiológicos da planta tais como: germinação, fotossíntese, respiração e função dos fitormônios.

Carga horária: 30 minutos

Número de vagas: 250

Entidade(s) proponente(s): Nucleo de Estudos em Fisiologia Vegetal vinculado ao  Programa de Pós-graduação em Fisiologia Vegetal / Agronomia

Horário: 14h30

Materiais Necessários para a participação:

Acesse o link para inscrição.

Oficina: O que a pandemia nos ensina sobre a impermanência e a finitude da vida?

Equipe responsável: Kátia Poles, Mariana Camiliano da Silva

Resumo: A pandemia de Covid-19 gerou muitos problemas, traumas, dores e sofrimento. Mas é inegável que nos trouxe uma grande lição: somos impermanentes e precisamos aprender a viver encarando de frente nossa finitude. Saber-se finito não é mórbido, pelo contrário: permite protagonismo. É ter inteligência emocional, pois nos dá consciência sobre as escolhas encarando tal perspectiva. Todo ponto final estrutura uma frase. A morte dá contorno e sentido à vida. Quantos de nós, ao temer o contágio pelo coronavírus, passaram a valorizar mais a própria vida?

Atividades:

Introdução: Palestra sobre a temática

Dinâmica 1: Lista das coisas que desejam fazer antes de morrer

Dinâmica 2: Escrever sobre o lado bom da vida diante de uma situação difícil

Dinâmica 3: Dizer para alguém como a ama (ligação, mensagem, etc.)

Carga horária: 2 horas

Número de vagas: 80

Entidade(s) proponente(s): Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da UFLA

Horário: 9h

Materiais Necessários para a participação: Acesso ao Google Meet; Papel e caneta/lápis

Acesse o link para inscrição

Apresentação: Conheça o NucBeer - Núcleo de Estudos em Cerveja Artesanal!

Equipe responsável: Alunos de Engenharia Química que são membros do Núcleo de Estudos em Cerveja Artesanal.

Resumo: Início com uma apresentação do módulo de produção que temos no Laboratório de Engenharia das Reações Químicas, todos os equipamentos (panelas, bombas, resistências elétricas, fermentadores, refrigeradores) e se possível algum insumo também. Em seguida, serão transmitidos alguns minutos do minicurso de Cerveja Artesanal (ministrado pelo professor Tiago J. P. de Oliveira na 1ª Semana de Engenharia Química On-Line), ilustrando como é nossa produção. Por fim, será feito um encerramento com um vídeo de imagens de atividades do Núcleo, sobre estudos, eventos, produções e degustações.

Carga horária: 1h30

Número de vagas: 85

Entidade(s) proponente(s): Núcleo de Estudos em Cerveja Artesanal (NucBeer)

Horário: 10h

Materiais Necessários para a participação: Conexão à internet

Acesse aqui p link para inscrição. 

Palestra: Pesquisa e Inovação em Nutrição e Reprodução Animal

Equipe responsável: Núcleo de Estudos em Nutrição e Reprodução Animal  - NUTRAN

Resumo: Promover uma palestra sobre as áreas de pesquisa e atividades realizadas pelo Núcleo de Estudos em Nutrição e Reprodução Animal, com foco em ruminantes. Seria indicado a alunos que tenham interesse em cursar Medicina Veterinária ou Zootecnia e para ampliar seus conhecimentos sobre as oportunidades que um núcleo de estudos traz para os estudantes.

Carga horária: 1h

Número de vagas: 50

Entidade(s) proponente(s): NUTRAN

Horário: 8h

Materiais Necessários para a participação: Acesso à internet

Acesse o link para inscrição.   

Apresentação: Conheça o setor de equideocultura

Equipe responsável: Ana Karla Alvarenga, Ana Luiza Andre, Brennda Araújo, Lucas scheffer, Nathalia Paranhos e Raquel silva de Moura

Resumo: o Setor de Equideocultura será apresentado por video para os participantes.

Carga horária: 1h

Número de vagas: 100

Entidade(s) proponente(s): Nequi

Horário: 13h

Materiais Necessários para a participação:

Acesse aqui o link para inscrição.

Oficina: Conservação doméstica de alimentos

Equipe responsável: Alice de Andrade Moreira, Giovanna Evaristo de Moraes, Matheus de Souza Cruz

Resumo: O grupo tem o objetivo de apresentar ações que podemos ou não podemos realizar na conservação dos alimentos, visando aumentar o tempo de vida útil dos alimentos.

Carga horária: 1:30

Número de vagas: 50

Entidade(s) proponente(s): PET Engenharia de Alimentos

Horário: 16h

Materiais Necessários para a participação: Usaremos o meet e o celular dos participantes

Acesse aqui o link para inscrição.

Apresentação: Introdução a Práticas Agroecológicas

Equipe responsável: Núcleo de Estudos Yebá Ervas&Matos

Resumo: Apresentação do Núcleo Yebá Ervas&Matos e apresentação de técnicas e práticas de apoio à transição agroecológica.

Carga horária: 40 minutos

Número de vagas: 30

Entidade(s) proponente(s): Núcleo de Estudos Yebá&Matos

Horário: 14h

Acesse aqui o link para inscrição.

Oficina: Coleta Seletiva e Reaproveitamento de Materiais em Casa

Equipe responsável: Coordenadoria de Eventos do núcleo

Resumo: A proposta de atividade consiste em promover uma breve apresentação sobre conceitos de reciclagem e a importância da coleta seletiva. Em um segundo momento será realizada uma atividade prática em que os participantes deverão selecionar materiais inutilizados em sua residência e a partir de uma discussão fomentada pelo que foi apresentado, dar uma nova destinação, seja por coleta seletiva, reaproveitamento, reutilização.

Carga horária: 1h

Número de vagas: 20

Entidade(s) proponente(s): Grupo Interdisciplinar de Polímeros - GI

Horário: 14h30

Materiais Necessários para a participação: Materiais inutilizados que possam ter uma nova significação

Acesse aqui o link para inscrição.

Palestra: Introdução ao crescimento de seres vivos, indivíduo ou população

Equipe responsável: Tales Jesus Fernandes; Joel Augusto Muniz; Carlos Antônio Zarzar

Resumo: A palestra abordará uma introdução sobre o crescimento de seres vivos, com a perspectiva de modelagem estatística, seja a nível de indivíduo ou a nível de população. Diante da heterogeneidade do público, pretende-se discutir sobre o tema de forma bem simples, lúdica, para que todos tenham acesso a informação e aos poucos mergulhar em conhecimentos mais profundos para o público mais curioso que tenha mais de familiaridade com o tema. Tratará de questões primárias desde definições como: o que é crescimento? Como esse fenômeno ocorre? Por que é importante estudar o crescimento dos organismos? Até questões mais técnicas como por exemplo: como mensurar (quantificar, medir) o crescimento dos seres vivos? Como amostramos o crescimento de um lote? Quais os modelos matemáticos / estatísticos de crescimento? Quais os fatores que influenciam o crescimento? Todos esses conteúdos serão muitas vezes aplicados no ambiente da Aquicultura (cultivo de organismos aquáticos) para facilitar a visualização dos espectadores, no entanto podem ser facilmente generalizados para qualquer organismo vivo. Por fim explicar a relação entre o ganho de peso e o crescimento dos indivíduos, a intuição da modelagem do ganho de peso através das derivadas, relacionar o ganho de peso máximo e as relações econômicas (custo e receita) no âmbito de uma fazenda de produção, e rapidamente falar sobre famílias de modelos estatísticos não lineares e suas parametrizações de forma breve e resumida.

Carga horária: 1 hora

Número de vagas: 500

Entidade(s) proponente(s): Núcleo de Estudos em Regressão Não Linear Aplicada.

Horário: 15h

Materiais Necessários para a participação:

Acesse o link para inscrição.

Atividade: Quantidade de açúcar e sal presente nos alimentos

Equipe responsável: Pávila Maria Resende Santos, Maria Júlia Diniz Vieira Rangel, Dyovanna Carvalho Botelho, Vitória Rodrigues de Melo, Luisa Rodrigues de Paula Goulart, Giovanna Carolina Nepomuceno Ferreira, Bárbara Soares Pinheiro, Mariana Alves Ribeiro

Resumo: A atividade proposta baseia-se na mostra de açúcar e sal nos alimentos industrializados através de slides, contando com a interação dos participantes. Ao final haverá uma dinâmica mostrando o que os convidados aprenderam sobre o consumo de sal e açúcar. A atividade contará com membros do núcleo que compartilharão suas experiências e aprendizados na Universidade Federal de Lavras e em seus respectivos cursos, já que o NEODIA abrange estudantes dos cursos de Medicina, Nutrição, Química, Biologia e Educação Física.

Carga horária: 1:30 h

Número de vagas: 50

Entidade(s) proponente(s): NEODIA - Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes m

Horário: 14h

Acesse o link para inscrição.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.