CIDADANIA

Equipe da UFLA é selecionada para participar do Projeto Rondon

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 16 Setembro 2021 16:24 | Última Atualização: Sexta, 19 Novembro 2021 08:23

Uma equipe formada por dois professores e oito estudantes de cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) irá participar da Operação Rondon das Gerais, do Projeto Rondon, que ocorrerá de janeiro a fevereiro de 2022. O resultado da seleção foi divulgado pelo Ministério da Defesa no dia 13/9.

Coordenada pela professora Mariana Esteves Mansanares, a equipe irá desenvolver um plano de trabalho no eixo temático “Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho”. As ações previstas incluem oficinas de rádio, cinema, compostagem caseira, filtragem de água, capacitação de gestores, associativismo e cooperativismo, entre outros temas abrangidos pelo eixo temático. A proposta é desenvolver ações de extensão que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades e para o fortalecimento da cidadania do estudante universitário. O município de atuação da equipe ainda não foi informado.

Esta é a terceira vez que Mariana coordena uma equipe da UFLA no Projeto Rondon. Na avaliação da docente, “essa é uma oportunidade para o estudante ressignificar suas práticas, que avança para além dos muros acadêmicos e desconstrói o poder academicista. O Rondon é uma marca na vida do rondonista, impregnada de significados, sentimentos, cores, sabores, vivências e aprendizados. Acolhe os saberes populares, o respeito."

Sobre o Projeto Rondon

O Projeto Rondon foi criado em 1967, em uma parceria entre o Ministério da Defesa e Instituições de Ensino Superior, com o propósito de buscar soluções sustentáveis e promover capacitações da população e de seus gestores, contribuindo para o desenvolvimento de comunidades socialmente vulneráveis e ampliando o bem-estar da população.

Considerado um dos maiores projetos sociais e educacionais do País, o Projeto Rondon proporciona a universitários de todas as regiões brasileiras a oportunidade realizar ações em proveito das comunidades que os recebem, ao mesmo tempo em que qualificam seu saber acadêmico.

As propostas formuladas pelas Instituições de Ensino Superior são vinculadas a um dos seguintes eixos de ação:

• Conjunto A: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde,
  • Conjunto B: Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho;
  • Conjunto C: Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo.

Cada município selecionado para a operação recebe duas equipes, uma do Conjunto A e outra do Conjunto B de ações. Essas duas equipes passam 15 dias no município, realizando as ações aprovadas na proposta. A equipe do Conjunto C é responsável pela cobertura das ações em todos os municípios participantes.

A Operação Rondon das Gerais ocorrerá entre os dias 27 de janeiro e 15 de fevereiro de 2022.