Ir direto para menu de acessibilidade.
edições 6, 7 e 8

O desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral é tema do Boletim Lavrense de Matemática

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 25 Outubro 2021 10:49 | Última Atualização: Segunda, 25 Outubro 2021 10:49

O Boletim Lavrense de Matemática abordará nas edições 6, 7 e 8 o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral e os conflitos provenientes do despertar para esses novos conceitos. A Edição 6, que já está disponível, aborda as incansáveis tentativas de estudiosos para tornar o estudo dos infinitesimais um tema não proibido pela Ordem dos Jesuítas.

Como é constituído um objeto geométrico? Como uma reta ou uma superfície? Se dividirmos um segmento de reta pela metade sucessivamente, esse processo terá fim? Perguntas como essas ocuparam as mentes de grandes pensadores e suscitaram um acirrado embate em torno da ideia de infinitesimal. Esse conceito, por sua vez, levou ao desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral, uma das mais importantes áreas da Matemática. Confira nesta edição o início e nas próximas duas edições o desenrolar da história do Cálculo.

Boletim Lavrense de Matemática

O Boletim é uma iniciativa dos docentes do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada, com o objetivo de levar a toda a comunidade, informações a respeito da matemática e suas aplicações, sempre com o intuito de despertar a curiosidade e o interesse pela matemática e pela leitura. 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção