Professor da UFLA é campeão no 9º Campeonato Brasileiro de Gran Turismo

Escrito por Mathews Silva | Publicado: Sexta, 05 Novembro 2021 13:52 | Última Atualização: Terça, 04 Outubro 2022 17:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

O professor Raoni Perrucci Toledo Machado, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (DEF-UFLA), foi campeão na etapa final do 9º Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. Raoni disputou na categoria iniciante e concluiu a prova conquistando a segunda colocação do evento, entretanto a boa performance nas etapas anteriores garantiu ao professor a marca de 107 pontos, dois pontos a mais que o primeiro colocado no ranking geral.

O jogo é uma modalidade de esporte eletrônico (e-sport), de automobilismo virtual, organizado pelo Comitê Olímpico Internacional- Olympic Virtual Series. O campeonato contou com a participação de competidores de diversos lugares do Brasil, as corridas foram realizadas de forma on-line em sete etapas, os competidores participaram do evento por meio de consoles e computadores.

O professor comemora o feito inédito na sua carreira: “Ser campeão brasileiro, mesmo que iniciante, é algo de bastante importância, tanto para mim quanto para a cidade, e obviamente, a UFLA está no centro disso. Mesmo que a princípio a Universidade não tenha relação direta, este fato dá mais legitimidade às ações que realizamos por aqui, demonstra inserção e engajamento nesta área, cujo resultado pode ser atestado pelo título de expressão nacional. Para mim, é um orgulho”.

Segundo Raoni, a ligação com os jogos eletrônicos não é nova. “Desde 2017 temos nosso grupo de estudos em Jogos Eletrônicos (Núcleo de Estudos em Jogos Eletrônicos e e-sports - NEJE) e em 2018 organizamos o I Congresso Brasileiro de Jogos Eletrônicos e e-sports”. O professor ressalta que essa é uma área que está em crescimento, sendo assim, já faz parte da Base Curricular Comum e é objeto de estudos do Departamento de Educação Física da UFLA.

Texto: Mathews de Oliveira Silva, bolsista Proat. Revisão: Camila de Souza Caetano