EVENTO INTERNACIONAL

Núcleo de estudos da UFLA promove evento internacional sobre Saúde Única

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 04 Novembro 2021 17:36 | Última Atualização: Terça, 04 Outubro 2022 17:18
Gentileza solicitar descrição da imagem

Começou na quarta-feira (3/11) o “I International Symposium on One Health, One Planet (ISOHP)”, evento on-line organizado pelo Núcleo de Estudos em Saúde Única da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Universidade Cooperativa de Colombia (Colômbia), Universidade Pedro Valdivia (Chile) e Universidad Peruana Cayetano Heredia (Peru).

Até sexta-feira (5/11), palestrantes de renome nacional e internacional abordam temas atuais relacionados ao conceito de “Saúde Única”, que trata da integração entre saúde humana, saúde animal e meio ambiente. O credenciamento e a transmissão estão sendo feitos pela plataforma Even3. As mesas-redondas podem ser acompanhadas em português, inglês e espanhol.

A data de abertura do evento, 3 de novembro, coincidiu com o Dia Mundial da Saúde Única, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de uma abordagem em Saúde Única na interface humano-animal-ambiente. "Os grandes desafios da atualidade, como o aquecimento global, a escassez de recursos hídricos e a própria pandemia da Covid-19 precisam dessa abordagem integral, pois afetam o mundo como um todo. Além da necessidade de uma abordagem multiprofissional e integrada, é importante frisar que nós temos um único planeta e precisamos trabalhar pela sua preservação", afirma  a coordenadora-geral do evento e coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Unica da UFLA, professora Christiane Rocha.

A primeira mesa-redonda do simpósio tratou do atual contexto da Covid-19, doença que, como ressalta Christiane, expressa bem a abordagem em saúde única: "ela se originou no meio animal, foi transmitida para os seres humanos e se espalhou rapidamente por todo o planeta". Palestrantes nacionais e internacionais abordaram o contexto evolutivo de novas variantes, os aprendizados trazidos pela pandemia, bem como experiências e perspectivas em Saúde Única.

Confira a programação completa do evento

Saiba mais

O termo “One World, One Health” (“Um mundo, uma saúde”) foi proposto em 2004 pela Sociedade de Conservação da Vida Selvagem. Em 2018, o Núcleo de Estudos em Saúde Única realizou o I Encontro Nacional sobre Saúde Única - One Health,de forma presencial, na UFLA, com mais de 300 participantes de diversas regiões do País. Este ano, com o objetivo de ampliar o conhecimento e as discussões sobre o tema Saúde Única, o núcleo uniu-se à Universidad Cooperativa de Colombia, Universidad Peruana Cayetano Heredia e com a Universidad Del Alba para a realização do "First International Symposium On One Health, One Planet", que também é o II Encontro Nacional sobre Saúde Única - One Health.