EVENTO

“Dia Nacional de Urubuzar”: ações de conservação da biodiversidade brasileira serão realizadas em Lavras e em mais 41 cidades do Brasil

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 10 Novembro 2021 15:42 | Última Atualização: Quarta, 10 Novembro 2021 15:42
Gentileza solicitar descrição da imagem

De 13/11 a 15/11, será realizada a nova edição do “Dia Nacional de Urubuzar (DNU)”, uma campanha que tem o objetivo de incentivar o uso do aplicativo Sistema Urubu e de conscientizar a população sobre os riscos e os impactos causados pelos atropelamentos de animais silvestres nas estradas brasileiras. O evento, que contará com ações on-line e presenciais, será realizado em 42 cidades de 16 estados brasileiros, contando com a participação de dez universidades, incluindo a Universidade Federal de Lavras (UFLA), sede do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE/UFLA), que é um dos organizadores da mobilização.

Durante o evento, grupos de todo o Brasil irão se organizar para realizar diversas atividades em parques, zoológicos, rodovias, universidades e vários outros locais. As ações envolvem atividades como sensibilização pública em praças, parques e zoológicos, blitz em rodovias em parceria com a polícia rodoviária e palestras e treinamentos. Para saber se a sua cidade terá alguma ação do “Dia Nacional de Urubuzar”, basta acessar a página oficial do evento e baixar a lista de Times. Em Lavras, durante as manhãs de 13/11 a 15/11, estudantes da Universidade estarão na praça da cidade distribuindo adesivos, ensinando as pessoas a usarem o Sistema Urubu e incentivando a educação ambiental. Em Minas Gerais, ações também serão realizadas em Belo Horizonte, Inconfidentes, Juiz de Fora e Ubá.

O encerramento do DNU 2021 será em um evento gratuito e on-line realizado entre os dias 30/11 e 2/12, contando com a participação de importantes nomes da sustentabilidade e da conservação da biodiversidade brasileira. O evento “Espécies Ameaçadas e Estradas” será transmitido pela plataforma Sympla, das 17h às 20h, trazendo reflexões sobre a perda da biodiversidade devido aos atropelamentos de animais e a responsabilidade socioambiental das grandes empresas nesse contexto. A programação final do evento será divulgada em breve. Todos os participantes irão receber certificado de participação.

O DNU é uma ação executada por grupos de todo o Brasil e organizada pela startup de impacto socioambiental EnvironBIT e pelo Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE/UFLA).

O Sistema Urubu

Em 2014, foi lançado o Sistema Urubu, um aplicativo que visa mapear as áreas com maior ocorrência de atropelamentos no Brasil. Durante os seus sete anos de existência, esse Sistema de conservação da biodiversidade reuniu mais de 50 mil pessoas e mais de 40 mil registros de animais atropelados. Em abril de 2021, o Sistema Urubu foi relançado, contando com novidades e um sistema ainda mais interativo.

Mesmo não participando do DNU 2021, você pode ajudar na redução das mortes de animais nas estradas acessando a página de aplicativos do seu celular e fazendo o download do Sistema Urubu, que pode ser baixado gratuitamente tanto para Android quanto para iOS. Com o aplicativo, ao encontrar um animal atropelado, qualquer pessoa poderá tirar uma foto pelo próprio aplicativo e contribuir para que ações possam ser tomadas para a redução desse impacto.

O atropelamento da fauna brasileira

Estimativas do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE/UFLA), mostram que, todos os anos, mais de 475 milhões de animais selvagens são atropelados e mortos nas rodovias e estradas brasileiras, o que pode acelerar a extinção de diversas espécies. A grande maioria das mortes, mais de 90%, são de animais de pequeno porte, como sapos, cobras e ratos. No outro extremo, está o atropelamento de cerca de 2 a 3 milhões de animais de grande porte, como antas, capivaras, lobos-guará, onças, cachorros-do-mato, tamanduás e diversos outros.

Texto: Claudinei Rezende, bolsista Pibec.

Revisão: Ana Eliza Alvim.