Ir direto para menu de acessibilidade.
Consciência Negra

Participe nesta semana do evento ‘Mesas Temáticas pela Consciência Negra’

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 16 Novembro 2021 11:46 | Última Atualização: Terça, 04 Outubro 2022 15:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

Para celebrar o mês da Consciência Negra, ocorre nesta semana o evento ‘Mesas Temáticas pela Consciência Negra’, com três mesas relacionadas à temática étnico-racial. O evento é transmitido no canal do Youtube Palavras em Movimento. As inscrições podem ser realizadas em: sig.ufla.br

Confira as mesas temáticas e os respectivos dias de transmissão: 

18/11 - Narrar o passado e ressignificar o presente 

19/11 - À Educação linguístico-literária crítica antirracista

20/11 - Literatura, Territórios e Interseccionalidades

O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos Zacimba Gaba da Universidade Federal de Lavras (Geaz/UFLA) e do Festival de Literatura Negra Matogrossense (Feslinm) em parceria com a Universidade do Estado do Mato Grosso ( Unemat , Campus Sinop) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul ( IFRS).

O coordenador do Geaz/UFLA, professor Gasperim Ramalho da Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas (Faelch/UFLA), explica que “as mesas temáticas representam um importante espaço para se repensar a essência da consciência negra materializada de forma potente na literatura, nas narrativas e por meio de uma educação linguística crítica, que contribuem para o enfrentamento do racismo de forma teórica e prática”. 

Ele completa que a data de 20 de novembro, “nos lembra da urgência da universidade e de todas as esferas da sociedade se posicionarem e agirem em prol de uma educação antirracista”. 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.