Saúde Mental

Coordenadoria de Saúde lança “Cartilha de Primeiros Cuidados Psicológicos em Situações de Risco"

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 19 Novembro 2021 11:39 | Última Atualização: Terça, 04 Outubro 2022 16:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Núcleo de Saúde Mental da Coordenadoria de Saúde da Universidade Federal de Lavras (NSM/UFLA) lançou recentemente a “Cartilha de Primeiros Cuidados Psicológicos em Situações de Risco”. O objetivo da publicação é orientar sobre condutas e cuidados que podem ser realizados em situações de crises cotidianas.

O primeiro cuidado psicológico consiste em oferecer apoio e cuidados práticos não invasivos, com uma escuta empática e acolhedora, na tentativa de ajudar a pessoa a se acalmar, encontrar estratégias de enfrentamento e buscar os serviços especializados. Toda situação de crise exigirá uma urgência de ação e uma intervenção imediata.

As orientações possibilitam uma intervenção inicial que não seja exclusiva de profissionais de saúde mental. Assim, podem ser realizadas por qualquer pessoa que esteja em condições físicas e psicológicas para ajudar e que tenha orientações sobre o assunto.

Acesse a “Cartilha de Primeiros Cuidados Psicológicos em Situações de Risco”.

A publicação faz parte de uma série de projetos do NSM que buscam promover reflexões sobre estratégias para serem utilizadas para enfrentar os desafios da vida cotidiana. Outras iniciativas são a cartilha de “Boas Práticas de Saúde Mental” e o podcast “Saúde Mental em Foco”, com programas periódicos apresentados pelo psicólogo João Maurício de Pádua Souza (disponível nas plataformas Spotify , BreakerGoogle PodcastsPocket Casts e RadioPublic).