Ir direto para menu de acessibilidade.
PLANO CONSERVADOR DA MANTIQUEIRA

Curso de extensão traz discussões sobre política ambiental para gestores públicos municipais

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 01 Dezembro 2021 13:39 | Última Atualização: Terça, 04 Outubro 2022 17:40
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na última sexta-feira (26/11), foi realizado, de forma on-line, o segundo encontro do curso de extensão em “Políticas Públicas para Restauração de Paisagens e Florestas e Desenvolvimento Rural Sustentável no âmbito do Plano Conservador da Mantiqueira”, uma ação vinculada ao projeto de extensão “A Universidade Federal de Lavras como Núcleo Irradiador do Plano Conservador da Mantiqueira”. O curso, que terá cinco módulos, atualmente está no Módulo 1, que debate sobre a “Legislação aplicada à governança ambiental municipal”.

O principal objetivo da iniciativa é promover a formação em tópicos relacionados à formulação de políticas públicas municipais para a promoção da restauração de paisagens e florestas, à adequação ambiental de propriedades rurais e à promoção do desenvolvimento rural sustentável. Por isso, os participantes são gestores públicos municipais relacionados à área ambiental que foram convidados diretamente pela equipe de organização do curso, que fez o convite a prefeituras municipais.

Estão participando do curso 30 pessoas, representantes de Lavras e de outros municípios da região: Ribeirão Vermelho, Varginha, Luminárias, Bom Sucesso, Nazareno, Andrelândia, Barbacena, Itutinga, Nepomuceno e São Thomé das Letras.

Nos encontros, professores da UFLA e especialistas da área de política ambiental do setor público e da sociedade civil abordam temas relacionados ao contexto ambiental regional, a tratados e acordos nacionais e internacionais sobre meio ambiente, à política nacional de recursos hídricos, à política florestal e ao mecanismo de pagamento por serviços ambientais, mantendo o principal enfoque na aplicação da política ambiental na esfera municipal.

Os dois primeiros encontros do Módulo 1 foram realizados em 19/11 e 26/11. Nas próximas duas sextas-feiras, 3/12 e 10/12, serão realizados os próximos encontros desse primeiro módulo. O curso está sendo realizado de forma on-line pelo Google Meet e todos os participantes se inscreveram pelo SIG e vão receber certificado de participação. As inscrições para o atual módulo já foram encerradas, mas, para os próximos módulos, haverá oportunidade para a participação de outros municípios. As datas desses futuros módulos ainda serão divulgadas.

O curso tem o apoio da The Nature Conservancy (TNC), do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Extrema.

Plano Conservador da Mantiqueira: a equipe

O Plano Conservador da Mantiqueira é uma iniciativa coletiva que une agentes na esfera pública, no terceiro setor, no setor privado e em instituições de ensino em prol do objetivo de promover a restauração da paisagem na região de influência da Serra da Mantiqueira e buscar por um desenvolvimento rural sustentável.

O Núcleo, responsável pela organização do curso, é vinculado ao projeto de extensão coordenado pelo professor Rafael Chiodi, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da UFLA, contando também com a participação da mobilizadora do projeto, Terezinha Maria de Sousa; da colaboradora Dione Cardoso; do professor do Departamento de Engenharia Florestal da UFLA, Fausto Weimar Acerbi Junior; do servidor técnico do Departamento de Engenharia Florestal, Thiago Magalhães Meireles; do doutorando do Departamento de Engenharia Florestal, Mark Pereira dos Anjos, e dos professores do Departamento de Ciência do Solo da UFLA, Junior Cesar Avanzi, Bruno Montoani Silva e Marx Leandro Naves Silva.

Texto: Claudinei Rezende, bolsista Pibec.

Revisão: Ana Eliza Alvim.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção