Ir direto para menu de acessibilidade.
FÍSICA

Parceria entre Curumim de Nepomuceno e projeto 'A magia da Física e do Universo' encerra mais uma etapa

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 17 Dezembro 2021 17:10 | Última Atualização: Terça, 21 Dezembro 2021 17:55
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na segunda-feira (13/12), foi encerrada mais uma etapa da parceria entre o Projeto Curumim, do município de Nepomuceno, e o projeto de extensão "A Magia da Física e do Universo", da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O encontro reuniu crianças, famílias, a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Nepumuceno, supervisoras, diretoras e professoras, com o objetivo  de avaliar e comemorar o trabalho desenvolvido em mais uma etapa da parceria, que contemplou os anos de 2020 e 2021.

Na reunião, houve a entrega dos certificados de participação dos estudantes de Nepomuceno nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica dos anos de 2020 e 2021. Houve também a apresentação dos trabalhos educativos e científicos dos estudantes do Projeto Curumim, que foram resultados das dissertações de mestrado da discente Pollyana Cristina Alves Cardoso, intitulada o "Ensino de Astronomia e suas contribuições na formação continuada de professoras: reflexões a partir da parceria entre a extensão universitária e educação não formal" e da discente Ingrid Nylla Fontes Gomes, intitulada  "A prática pedagógica investigativa como instrumento metodológico no ensino de luz para as professoras da Educação Básica no Curumim", ambas defendidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental da UFLA e orientadas pela professora Karen Luz e pelo professor José Nogales (ICN/UFLA). 

A parceria entre o Projeto Curumim da Prefeitura de Nepomuceno e o projeto de extensão universitária "A Magia da Física e do Universo" já tem 4 anos de história. Iniciada em 2017, a partir de uma feira de ciências itinerante idealizada pelos docentes de Física e Cosmologia Karen Luz e José Nogales, promovida pela equipe do Museu de História Natural e realizada no espaço do Projeto Curumim; atualmente essa parceria inclui inúmeras atividades de formação inicial e continuada de professores, extensão universitária, pesquisas acadêmicas, divulgação científica e a já consolidada e exitosa participação anual dos jovens estudantes nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica. Os próximos passos dessa parceria são expandir o programa educativo do Projeto Curumim para a educação de Jovens e Adultos, bem como desenvolver novas práticas pedagógicas e pesquisas educacionais.  


Apoio: Museu de História Natural da UFLA, Projeto "A magia da Física e do Universo", Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFLA.

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção