ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Cartilha elaborada na UFLA compartilha informações sobre alimentos funcionais

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 08 Março 2022 08:15 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 07:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

Ao buscar informações sobre vida saudável, é comum se deparar com o termo “alimentos funcionais”. Mas você sabe o que esse termo realmente significa? O que é necessário para um alimento ser considerado funcional? Que substâncias estão presentes em sua composição? Com a finalidade de tornar compreensíveis pela população em geral essas informações importantes para a melhoria da qualidade de vida, a equipe do projeto de extensão “Alimentando Conhecimentos”, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), acaba de lançar a cartilha “Alimentos que auxiliam na manutenção da saúde”.

De acordo com a definição da cartilha, “alimentos funcionais são aqueles que, além das funções nutricionais básicas, apresentam efeitos benéficos à saúde quando incluídos em uma rotina alimentar, auxiliando de maneira efetiva na prevenção de doenças”. Esses benefícios estão relacionados à presença de “moléculas bioativas” na composição de tais alimentos, que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Encontradas em alimentos como óleos vegetais, cereais integrais, frutas, legumes, verduras, essas moléculas podem ser: ácidos graxos, compostos fenólicos, carotenóides, fibras, probióticos, prebióticos. Todo esse vocabulário é esclarecido pela cartilha, com a indicação de vários alimentos nos quais as substâncias podem ser encontradas.

Acesse a cartilha

Projeto Alimentando Conhecimentos

O projeto de extensão Alimentando Conhecimentos é vinculado ao Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA) da UFLA. Iniciado em outubro de 2016 sob a coordenação da professora Éllen Cristina de Souza, o projeto conta com a participação de professores, técnicos e estudantes, e possui uma página no Facebook (“Alimentando Conhecimentos - UFLA”) e um perfil no Instagram (@alimentandoconhecimentosufla), nos quais realiza postagens periódicas sobre alimentação.