UFLA NA COMUNIDADE

Projeto de extensão promove curso para capacitação de gestores públicos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 31 Janeiro 2022 17:18 | Última Atualização: Segunda, 31 Janeiro 2022 17:19
participantes do curso durante aula online
Aula online do curso para capacitação de gestores públicos

Oferecer uma oportunidade de empreendedorismo no setor público e possibilitar  inovações no atendimento ao cidadão é o objetivo do curso de capacitação de gestores públicos vinculado ao projeto de extensão “Empreendedorismo na Escola”, coordenado pela professora Daniela Meirelles Andrade, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Lavras (FCSA/UFLA).

O curso piloto, com 60 horas, foi realizado entre agosto e dezembro de 2021, de forma remota e gratuita. Foram 100 inscritos, dos quais foram selecionados 30 candidatos que atuam diretamente em prefeituras e câmaras municipais, e ocupam cargos de gerência, controladoria, diretoria, secretaria, chefia do legislativo e executivo. “A seleção foi rigorosa, pois a intenção era justamente proporcionar formação aos gestores públicos. Além disso, procuramos abranger a maior quantidade de municípios possível”, explica a professora Daniela. Foram selecionados nove inscritos da cidade de Coqueiral, seis de Ouro Branco, quatro de Lavras, dois  de Nepomuceno e Carrancas, e representantes das cidades de Cláudio, Varginha, Três Corações, Ijaci, Bom Sucesso, São Sebastião do Paraíso e Perdões.

O material para o curso foi disponibilizado no Google Classroom, e as aulas a respeito dos conceitos e teorias básicas de administração pública, inovação e empreendedorismo no setor público foram ministradas pela plataforma do Google Meet no horário das 17h, todas as segundas ou terças e quintas-feiras. “Nós buscamos levar o conceito de administração pública empreendedora, porque hoje em dia as pessoas têm essa ideia de que  o setor público é muito engessado, que é difícil inovar, e esse projeto mostra que é possível”, comenta a estudante do sétimo período de Administração Pública, Lara C. Borges Rios, que participa do projeto.

Os estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto elaboraram os materiais e ministraram as aulas sob a supervisão da professora Daniela. “O curso foi muito importante para minha vivência acadêmica e pessoal, tive novas experiências e me senti realizada, principalmente ministrando as aulas. Desenvolvi habilidades e adquiri conhecimentos fazendo o que gosto. Mesmo já tendo estudado a maioria dos temas, ler e pesquisar mais a respeito, conhecer a realidade dos gestores e as experiências contadas por eles, ampliaram minha visão sobre o que está sendo abordado. Enfim, todo o conhecimento adquirido nesse período vou levar pelo meu caminho, dentro e fora da Universidade”, diz Leticia Ellen Noronha de Souza Peixoto, estudante do 6° período de Administração Pública.

Para Maria Luiza Silva Ribeiro, estudante do 5º período de Administração Pública, o projeto incentiva e prepara para a carreira acadêmica. “Aprendemos muito com os participantes, pessoas que têm contato com a prática da Administração Pública, já que nós temos o conhecimento teórico. Ver como funciona essa teoria na realidade é realmente um grande aprendizado”. Isabela Abigail Silva Santos, do 7° período do curso de Administração Pública completa “além de colocar em prática todos os conhecimentos obtidos durante a graduação, pude desenvolver novas habilidades como a oratória e a administração”, diz.

O empreendedorismo na gestão pública reflete as novas demandas da sociedade com abordagens inovadoras para solucionar problemas, o que é possível por meio de recursos do marketing, principalmente digital, o qual permite informar e prestar contas à população, além de novas ferramentas como aplicativos e plataformas que facilitam o acesso inclusivo de todos, permitindo ampliar a transparência sobre o uso de recursos públicos. Portanto, cabe ao gestor público o papel de iniciador e facilitador  desses novos processos. Quem participou do curso aprovou a iniciativa. “O curso foi dinâmico e nos deu a oportunidade de interagir com pessoas de outras prefeituras, identificar a rotina de trabalho. Tivemos acesso a novos formatos de ferramentas de gestão, além dos conteúdos programáticos, aprendemos com as  ferramentas de trabalho usadas para a ministração das aulas. Destaco a seriedade e o profissionalismo de toda equipe que ministrou o curso, afinal falar de gestão pública sem falar de política é realmente uma grande habilidade”, aponta Adriano da Silva Lima, Agente administrativo III da Prefeitura Municipal de Carrancas.

As aulas do curso  foram síncronas, com exposição de conteúdo e atividades em grupo, além de dinâmicas interativas em todas as aulas para estimular os participantes, o que permitiu troca de experiências entre os mesmos. Os participantes que finalizaram o curso desenvolveram um projeto inovador a ser implementado em seu município de origem. “Tivemos excelentes resultados, desde programas de atendimento às puérperas e bebês de até 1 ano, gestão intermunicipal compartilhada de frota para suporte à saúde, implementação de sistema de protocolo integrado no setor jurídico, sistema de controle de utilização de veículos e acesso dos alunos da rede municipal à universidade. Vale destacar que o projeto foi premiado pelo Congresso de Extensão da UFLA, pelo caráter inovador e, ao mesmo tempo, por propiciar o elo entre universidade e comunidade, por meio da troca de conhecimento e aprendizado”, completa a professora Daniela.

A expectativa é de que novas turmas sejam abertas para o curso a partir de março. “Realizamos o feedback com os participantes e devemos modificar algumas coisas para melhorar o curso. Nossa ideia também é disponibilizá-lo para prefeituras de outras localidades, por meio do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo no Setor Público (NIESP)”, conclui Daniela.