O que faz um matemático no dia a dia? Projeto de extensão da UFLA trata do tema em encontros mensais

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 25 Fevereiro 2022 15:27 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 07:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

Está em atividade na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o projeto de extensão “O Café Matemático”. O objetivo da iniciativa é mostrar para as pessoas em geral, e para os simpatizantes das ciências exatas, o que um pesquisador dessa área, em particular na Matemática, faz no seu dia a dia, como foi sua trajetória como estudante e de onde surgiu a vontade de seguir esse caminho tão cheio de desafios e alegrias.

Pelo projeto, uma vez ao mês, há o convite para um pesquisador contar sua história na área, sua trajetória, bem como sua rotina na universidade, de modo simples e descontraído, em ambiente que simula um café com amigos. Estes encontros são realizados de modo on-line, pela plataforma do Google Meet.

No início do semestre de 2022, já passaram pelos encontros do projeto dois pesquisadores: o professor Renato Alessandro Martins, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em janeiro, e a professora Ana Carolina Boero, da Universidade Federal do ABC (UFABC), em fevereiro. Já em 29/3 será a vez do professor João Domingos Scalon, do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (DES-Icet) da UFLA. Para participar, os interessados podem acessar os links dos encontros na aba calendário, no site do projeto.

O Café Matemático foi idealizado e é coordenado pela professora Andréia da Silva Coutinho, do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada do Instituto de Ciências Exatas e e Tecnológicas (DMM-Icet) da UFLA. Para mais informações, acesse o site do Café Matemático dmm.ufla.br/cafematematico.

Texto: Maria Montenegro, bolsista Proat/UFLA

Revisão: Ana Eliza Alvim, jornalista