UFLA NA COMUNIDADE

Projeto de extensão do Nedi/UFLA disponibiliza coletânea de conteúdos úteis à educação na infância

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sábado, 05 Março 2022 11:29 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 07:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Quem tem filhos no início do período escolar, na faixa etária dos três aos cinco anos, fica às voltas com muitas dúvidas. Qual o momento certo de aprender a ler e escrever? Como lidar com as dificuldades de alimentação e a recusa alimentar? Como alcançar o equilíbrio entre o sim e o não na educação das crianças? Questões como essas motivaram a criação do projeto de extensão "Escola de Famílias", iniciado em 2021 pelo o Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras (Nedi/UFLA). Depois de nove edições realizadas, os vídeos que tratam dos diferentes temas foram organizados e todos os públicos interessados podem ter acesso aos conteúdos na íntegra e a um resumo em texto sobre cada um deles.

Acesse o conteúdo

O projeto é coordenado pelas professoras Ana Paula Coelho Silva e Letícia Silva Ferreira. Letícia explica que a iniciativa articula os saberes da escola com os da família. ”Começamos, no ano passado, com a proposta de um encontro on-line por mês com as famílias das crianças matriculadas no Nedi. Cada uma das lives tem um tema, definido com base nos diálogos constantes entre famílias e escolas. Percebemos as questões que mais inquietam as famílias e pautamos os encontros. Tudo começou porque vimos que as famílias tinham muitas dúvidas quanto à questão da alfabetização durante essa fase da educação infantil”, relata Letícia.

Para a mãe da estudante Isla Maria Azevedo Pedro de Oliveira, que concluiu o ensino infantil no Nedi em 2021, o projeto é uma maneira de a família conversar de forma mais aprofundada com a escola sobre temas desafiadores para a sociedade. Ela menciona o tema “diversidade” com um bom exemplo. “Somos informados sobre as diferentes possibilidades de abordagem dos temas pela equipe de professoras e coordenação e, também, podemos esclarecer questões.  Vemos que os temas são trabalhados com leveza e de forma lúdica, cotidianamente, com as crianças do Nedi”, relata a mãe, Isla Karla Azevedo Pedro de Oliveira.

A importância da  interação escola-família também é ressaltada pela mãe do estudante Rafael dos Santos Nunes, do Grupo V . “O Nedi ofereceu riqueza de informações por meio de palestras valiosas para os pais, contribuindo na formação de caráter de seus filhos. Agradeço a iniciativa e cumprimento os palestrantes, particularmente na abordagem do tema ‘racismo”, que considerei de grande proveito para todos”, avalia Sueli Prudêncio dos Santos.

A programação de temas para 2022 já está em construção, aberta à participação das famílias. E o conteúdo resultante dos encontros será sempre disponibilizado à toda a sociedade posteriormente. “Nós geralmente divulgamos a live com antecedência para a comunidade da escola, para que tenhamos a oportunidade de conversar ao vivo com os familiares, contemplando o contexto do Nedi. Em seguida, divulgamos o conteúdo para toda a comunidade, para que esse conhecimento possa ser partilhado e auxilie outros educadores e familiares”. Segundo as coordenadoras, para 2022 o projeto terá continuidade com uma alteração no nome para "Escola e Famílias: saberes e práticas em diálogo".

Assista ao vídeo sobre o projeto.