OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Abertas as inscrições para a V Olimpíada Lavrense de Matemática

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 18 Março 2022 14:13 | Última Atualização: Sexta, 18 Março 2022 14:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estão abertas as inscrições para a V Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM), projeto realizado pelo Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM) do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Lavras (Icet/UFLA). As escolas de Lavras poderão se inscrever até o dia 30/4 no site oficial da OLM.

A olimpíada possui duas fases, divididas em três níveis: nível 1 (estudantes do 6º e 7º ano), nível 2 (estudantes do 8º e 9º ano) e nível 3 (estudantes do Ensino Médio). A primeira fase, que ocorre nas próprias escolas, será no dia 10 de agosto. A segunda fase conta com os 5% melhores estudantes de cada nível na primeira fase e será realizada na UFLA em 5 de novembro.

Ao final do ano, os melhores classificados serão premiados na Cerimônia de Premiação com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.

A olimpíada

A OLM se iniciou em 2016, contando com a participação de dez escolas lavrenses, públicas e particulares, e com cerca de 3.000 estudantes. Em 2019, a OLM já contava com a participação de 22 escolas de Lavras inscritas e com mais de 6.000 discentes.

No primeiro semestre de cada ano, o projeto sempre realizava oficinas olímpicas para estudantes do 6º e do 7º ano de escolas públicas lavrenses, com o objetivo de ensinar o raciocínio matemático utilizado em olimpíadas e também para poder acompanhar a evolução do desempenho desses discentes na OLM, tendo em vista os resultados de cada um no respectivo ano e nos anos subsequentes. Assim, a equipe da OLM, formada por docentes do DMM e estudantes bolsistas e voluntários, pode alcançar dois dos seus objetivos: melhorar o ensino da matemática e descobrir talentos.

Em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, as oficinas e as provas não foram realizadas. No entanto, a equipe trabalhou com atividades com estudantes bolsistas e voluntários e dedicou-se a melhorias e atualizações no site da OLM, aprimorando a divulgação das soluções detalhadas e dos gabaritos das provas dos anos anteriores que ainda faltavam. Em 2022, o projeto, com exceção das oficinas, retorna às suas atividades nas escolas de Lavras.

A equipe

Desde 2017, são realizadas olimpíadas de matemática que ocorrem em mais quatro cidades da região, sob supervisão de alguns docentes da equipe da OLM. A coordenação dessas olimpíadas ficou por conta dos professores Helvécio Geovani Fargnoli Filho e Nelson Antônio Silva. A OLM, por outro lado, é coordenada, desde 2018, pela professora Andréia da Silva Coutinho, sucessora do professor Helvécio e da professora Ana Carolina Dias do Amaral Ramos.

Atualmente, a equipe é formada por seis docentes do DMM, além da coordenadora Andréia e do professor Nelson: Daiane Alice Henrique Ament, Jailton Viana da Conceição, Márcio Fialho Chaves, Marlon Pimenta Fonseca, Rita de Cássia Dornelas Sodré e Thais Presses Mendes.

A equipe também conta com a colaboração de estudantes do curso de Matemática: Giovani Alexandre Bernardineto de Faria, Isabella Santos Nascimento, Marden Lucas Alvarenga, Matheus Vitor Fernandes Pimenta, Sarah Martins Resende, Teresa Cristina Moraes Pacheco e Thalison dos Santos Lopes.

Texto: Claudinei Rezende, bolsista Proat

Revisão: Gláucia Mendes