FESTIVAL

Dia Mundial da Criatividade será realizado em Lavras em abril

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 29 Março 2022 16:51 | Última Atualização: Quarta, 30 Março 2022 13:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

De 20 a 22 de abril, ocorrerá, em Lavras, o Dia Mundial da Criatividade 2022, evento que conta com o apoio da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O maior festival colaborativo de criatividade do mundo trará o tema “Redescobrir nossa cultura é celebrar a nossa vida!”, e contará com atividades como cortejo artístico, concentração, palestras em sistema híbrido entre inspiradores nacionais e internacionais, mostras das tradições folclóricas de Lavras e do Campo das Vertentes, saraus, artesanato, degustações culinárias, teatro e oficinas.

O evento também terá a participação de mestres e maestros do meio erudito, acadêmico e popular, para a apresentação de concertos didáticos com mestres violeiros, seresteiros, chorões e eruditos. Atividades de preservação, valorização e difusão da identidade da cidade de Lavras e da região das Vertentes também serão realizadas, trazendo temas sobre patrimônio material, imaterial e natural, como a arte, gastronomia, artes plásticas e literatura. Propostas criativas para o desenvolvimento da economia criativa, cultura e turismo também farão parte do festival.

Detalhes sobre a programação ainda serão divulgados. Para mais informações, acesse o site do evento.

Celebrar a vida

O Dia Mundial da Criatividade mobiliza, todos os anos, milhares de pessoas inspiradoras em tantas partes do Brasil e em diversas cidades ao redor do mundo. A Organização Mundial da Criatividade, responsável pelo festival, decidiu transformar uma atitude simples em sua principal causa este ano: celebrar a vida.

De acordo com o idealizador do evento e líder global da Organização Mundial da Criatividade, Lucas Foster, “após dois anos de profundas mudanças econômicas, sociais, culturais e comportamentais influenciadas pela necessidade de proteger as pessoas de um vírus letal, percebemos que o principal papel da criatividade em 2022 é ajudar as pessoas a resgatarem o prazer pela vida. Com tantas pessoas vacinadas e protegidas, agora é a hora das pessoas valorizarem sua potência criativa e resgatarem a capacidade de viver com alegria, mesmo depois de tantos meses de dor e luto.”

Para isso, o Dia Mundial da Criatividade realiza uma grande campanha de mobilização de educadores, empreendedores, líderes empresariais, criadores de conteúdo, estudantes, pesquisadores, influenciadores digitais, veículos de imprensa e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação e sustentabilidade.

Mais sobre o evento

O Dia Mundial da Criatividade é uma iniciativa que visa aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas. O festival é uma comunidade global que aplica ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

O evento conta com a UFLA e com o Circuito Ferroviário Vale Verde (Cfvv) como inspiradores e tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) como parceiro, além de contar com a organizadora do evento, a Associação Mineira de Cultura e Educação Patrimonial (Amcep).

Texto: Claudinei Rezende, bolsista Proat

Revisão: Gláucia Mendes