Plano Conservador da Mantiqueira

Iniciado o segundo módulo do curso de extensão que traz discussões sobre política ambiental para gestores públicos municipais

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 01 Abril 2022 11:32 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 07:56
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na última sexta-feira (25/3), teve início, de modo on-line, o segundo módulo intitulado “Comunicação e extensão ambiental” do curso de extensão em “Políticas Públicas para Restauração de Paisagens e Florestas e Desenvolvimento Rural Sustentável no âmbito do Plano Conservador da Mantiqueira”, uma ação vinculada ao projeto de extensão “A Universidade Federal de Lavras como Núcleo Irradiador do Plano Conservador da Mantiqueira”.

O principal objetivo da iniciativa é promover a formação em tópicos relacionados à formulação de políticas públicas municipais para a promoção da restauração de paisagens e florestas, à adequação ambiental de propriedades rurais e à promoção do desenvolvimento rural sustentável. Os 40 participantes são técnicos e gestores públicos municipais relacionados à área ambiental.

Nos próximos encontros (1/4 e 8/4) serão abordados temas relacionados aos atores do mundo rural e a comunicação social; governança ambiental municipal: mecanismos de aproximação com o produtor rural e cooperação entre municípios; e desafios e estratégias para implementação e adesão ao projeto Carbono.

O curso tem o apoio da The Nature Conservancy (TNC), do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Extrema.

Vale lembrar que o Plano Conservador da Mantiqueira é uma iniciativa coletiva, que une agentes na esfera pública, no terceiro setor, em instituições de ensino e no setor privado em prol do mesmo objetivo: promover a restauração da paisagem na região de influência da Serra da Mantiqueira, buscando um desenvolvimento rural sustentável.

Texto: Maria Montenegro, bolsista Proat/UFLA