Ir direto para menu de acessibilidade.
extensão

Evento voltado à Física de Altas Energias reuniu estudantes e professores de Lavras e região

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Sexta, 01 Abril 2022 15:05 | Última Atualização: Segunda, 04 Abril 2022 08:02

Participaram, por meio de uma videoconferência, estudantes e pesquisadores internacionais 

Gentileza solicitar descrição da imagem

Ocorreu nesta sexta-feira (1°/4), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o evento de divulgação científica voltado à Física de Altas Energias. O Masterclasses - Hands on Particle Physics é um evento internacional em que os participantes têm a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho das colaborações científicas internacionais e características da pesquisa em física de partículas elementares. Na UFLA, o evento reuniu estudantes do Ensino Médio dos municípios mineiros de Lavras, Boa Esperança, Itanhandu, Itamonte e Nepomuceno.

Para o professor Luiz Cleber Tavares de Brito, do Instituto de Ciências Naturais (ICN), responsável pela realização do Masterclasses na UFLA, reunir participantes de outras cidades têm sido importante para criar uma rede colaborativa e que resulta na divulgação científica, propiciando impactos positivos na vida de professores e, principalmente, de estudantes, por se sentirem instigados a conhecer mais sobre a Física de Partículas Elementares e a ciência em geral. 

Além de uma videoconferência simultânea com estudantes e pesquisadores da Itália, Áustria, Romênia e Eslováquia, os participantes também participaram de uma palestra com a professora Marcia Begalli, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e coordenadora do Masterclasses no Brasil. 

“Eu participo do evento desde sua primeira edição na UFLA, em 2016, e nosso objetivo é aproximar os estudantes da pesquisa e propor experiências que vão além da sala de aula, sendo possível despertar o interesse deles pela pesquisa e pela área da física. Inclusive, já tivemos estudantes que participaram de outras edições, e atualmente são graduandos em Física na UFLA”, destaca Liliane Regina Brito Vilela Ferreira, professora do Colégio Padre Júlio Maria, da cidade de Boa Esperança (MG).

O estudante Pedro Augusto Assis, também do Colégio Padre Júlio Maria, enfatiza que ter a oportunidade de aprender sobre Física de maneira diferenciada é uma forma de levar o conhecimento para a vida, além de poder ouvir a opinião de especialistas de diferentes lugares do mundo. 

O Masterclasses é organizado pelo International Particle Physics Outreach Group em parceria com o European Organization for Nuclear Research (CERN). Anualmente o programa reúne, no intervalo de um mês, cerca de 13 mil estudantes do Ensino Médio em 60 países, envolvendo cerca de 225 universidades e instituições de pesquisa. 

O evento ocorreu de maneira presencial seguindo todos os protocolos de biossegurança. 




 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção